Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CREDE 17 Realiza Seleção para Professores

A 17ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - Cédula de Icó, realizou entre os dias 04 a 07 de Fevereiro, inscrição para o processo seletivo de professores temporários por área de conhecimento para atender a demanda das escolas estaduais e formar cadastro de reserva. No dia 7 foram realizadas também as entrevistas com os educadores, o ponto forte dessa seleção foi de selecionar profissionais da educação com tendência a uma prática pedagógica inovadora dentro dos princípios de uma educação cidadã e inclusiva, que proporcione no aluno a paixão pela escola e aprendizagem.
Para se submeter ao processo seletivo o candidato precisava providenciar originais e xerox da documentação pessoal, formação e qualificação profissional, bem como experiência em docência, algumas xérox precisavam ser autenticada, algumas declarações precisavam reconhecer firma em cartório, como o edital da seleção não foi divulgado de forma satisfatória no recinto icoense, os cartórios não estavam providos de selos de autenticação suficiente para atender a essa demanda.
A seleção era composta de duas etapas; uma equipe de técnicos e pedagogos fazia a análise do currículo do professor, onde era atribuída uma nota. Outra equipe composta por pedagogos e demais especialistas em educação faziam a entrevista com os candidatos onde era atribuída a segunda nota. A Entrevista era feita de forma coletiva e composta de cinco partes, na primeira parte o profissional se apresentava para a equipe dizendo suas pretensões, na segunda parte era feita a leitura e exploração de um texto com temática voltada para a educação, na terceira parte era feito um comentário sobre um assunto atual e educacional especificado pela banca ou um tema afim, na quarta parte o professor preparava e apresentava um plano de aula dentro de sua área de conhecimento, na quinta e última etapa o professor afirmava com clareza a sua disponibilidade para o cargo pretendido. Todas essas etapas eram controladas por um rigoroso espaço de tempo.
Gostei muito da banca de professores que nos avaliaram, e dos colegas que junto comigo passaram por mais esse processo de seleção. No entanto após esse processo é esperar que as escolas estaduais do município de Icó realmente atentem-se para a lista dos classificados deixando de lado as preferências pessoas. Refiro-me dessa forma porque no ano de 2010, fui um dos aprovados na seleção da CREDE 17 na disciplina de história, percebi que a lista não foi rigorosamente seguida por alguns diretores que tinham preferências por alguns professores. A recomendação da CREDE 17 é que após ser homologado o resultado, procuremos as escolas estaduais do nosso município para vermos a possibilidade de uma lotação. 
Esperamos que seja dessa vez, pretendo muito trabalhar no ensino médio, afinal me preparei e continuo me preparando para essa etapa de ensino. Aguardamos os resultados.


Luziano Batista Pereira
 Educador Icoense



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog