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"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Acompanhe a programação de postagens sobre a história das orígens de Forquilha dos Batista


Prezados e Prezadas.
Agradeço a todos pela leitura das postagens e visitas a esse espaço de comunicação, gostaria de comunicar que a partir de Segunda Feira dia 28/02/2011 pretendo iniciar uma série de postagens sobre a história das origens de Forquilha dos Batista e seu contexto educacional, cultural, e construção da identidade de seu povo.
Trabalhar a História Regional na perspectiva da micro história é necessário e ao mesmo tempo desafiador. Necessário porque precisamos quebrar o paradigma tradicional da visão equivocada dos muitos acontecimentos no decorrer da história, da supervalorização dos heróis, das histórias das realezas e dos eclesiásticos e passar a rever a historia sobre a visão daqueles que foram excluídos, que não foram citados, na Nova Historia isso é possível graças a sua dimensão de rever tudo aquilo que já foi estabelecido como verdade, buscando, portanto, fazer uma correção histórica dos fatos sociais, políticos e religiosos, já que os mesmos estão impregnados em nossos conceitos como verdades, muito embora saibamos que são meias verdades, já que por detrás das verdades estabelecidas pela historiografia tradicional existia um conjunto de interesses pertinente às elites nacionais que sempre decidiram o que deveria ser contado nos livros de Historia para conservar sempre ¨a história dos grandes¨ dos vencedores, dos poderosos, quase nunca citando a participação popular nem a história das pessoas humildes, excluindo-as do contexto histórico. Na nova História tudo tem história e todos são protagonistas dela. É desafiador porque temos que rever a História, contextualizando e problematizando as verdades que foram estabelecidas, agora vamos reescrever a história informando que os ¨heróis¨ realizaram suas conquistas, porem ao lodo do povo e com o povo, e que a identidade brasileira foi construída com a colaboração de diferentes etnias e classes sociais formando o processo da miscigenação.   
Nesse contexto, farei a divisão do conteúdo em 09 postagens, conforme a demonstração abaixo:
Primeiro eixo temático – Documentar para conhecer.
1.      A história das origens de Forquilha dos Batistas contada por seu povo;
2.      A educação e seu contexto histórico – Como era antes;
3.      O início da educação formal e assumida pelo poder público;
4.      O processo educativo após a construção do prédio escolar até a contemporaneidade;
Segundo eixo temático - A formação da identidade do povo forquilhense.
5.      Costumes e tradições;
6.      Religião e religiosidade popular;
7.      Patrimônio histórico;
Terceiro eixo temático – Considerações finais e referencias bibliográficas.
8.      Arvore genealógica da família Batista – em construção;
9.      Minhas considerações finais sobre essa obra historiográfica.
Esse trabalho faz parte do livro na busca das origens através da história e memória local de minha autoria, desenvolvido mediante a necessidade de documentar essa história, a mesma foi realizada no decorrer do ano de 2009 e contou com a ajuda do corpo docente e discente da Escola Municipal Juvêncio Batista da Silva para a realização da pesquisa. O referido livro já serviu para embasamento teórico no meu trabalho de conclusão de curso de graduação, para a realização da primeira semana cultural da escola acima citada, e recentemente foi solicitado por uma empresa de publicidade do Piau, no objetivo de conhecer a história das origens do empresário Jorge Batista em função do seu aniversário.
A integra do livro estará disponivel em breve para downloads, porem antecipo para você leitor  desse blog as matérias principais. Confira e opine.  

                                              Att: Luziano Batista Pereira
                    Educador Icoense

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