Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


segunda-feira, 7 de março de 2011

Documentar para conhecer - A história das origens de Forquilha dos Batistas contada por seu povo – Eixo Temático 01 de 03


Grupo de Anciões que ajudaram a escrever a História Local - Semana Cultural 27/10/2009.
Forquilha dos Batista fica situada no interior do município de Icó no Estado do Ceará, sua distancia da sede do município é de 21 km. Possui uma população aproximada em 95 famílias, 348 habitantes[1]. A economia gira em torno da agricultura no cultivo de milho e feijão, da pecuária e em menor escala do comércio de cereais e leite, sendo essa primeira atividade agrícola que deixou melhores momentos nessa localidade pela influencia da cotonicultura na década de 1980 a 1990.
A hospitalidade e a amizade é a referencia fundamental do povo de Forquilha dos Batista, geralmente as pessoas que visitam essa localidade, seja a trabalho, lazer ou para visitar familiares e parentes, buscam lembrar-se dessa característica meiga, carinhosa e aconchegante. É comum um convite para um cafezinho, a insistência para experimentar sua culinária e a facilidade de conceder arrancho, até mesmo a pessoas desconhecidas. Sendo essa, portanto uma das características que esse povo preservou através da transmissão cultural de seus ancestrais.
Os habitantes em sua grande maioria são constituídos por pessoas de baixa renda em função da precariedade do setor agrícola e da falta de políticas públicas eficazes para promover o desenvolvimento sustentável no campo. De uma década para cá, percebemos alguns avanços na área social com programas de transferência de renda promovidos por diferentes esferas governamentais, observamos também um avanço na valorização da agricultura familiar através da implementação da política do crédito rural através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, que muito tem contribuído para combater o êxodo rural. A localidade já dispõe de rede de abastecimento de água, energia elétrica e de comunicação através de um telefone comunitário e muitos aparelhos de telefones móveis espalhados em seu entorno. Possui uma associação comunitária onde se discute projetos com visão de futuro e uma logística voltada para o desenvolvimento.
A história dessa localidade se dá com a chegada da família Batista, aproximadamente pelo ano de 1688 através de seu patriarca João Batista, segundo Geraldo Pereira de Brito, morador dessa comunidade e estando hoje com 75 anos, informa que João Batista, sua esposa Gertrudes Batista mais dez filhos vieram da localidade do Jenipapeiro (com uma distancia de 6 km onde provavelmente seria descendente da família Barros, não sabendo por qual razão ao chegar em novas terras não multiplicou esse sobrenome) após ter comprado essas terras de Jose Borges um dos primeiros proprietários das terras de Forquilha dos Batista. Jose Borges tinha negócios de compra e venda de lã de algodão em Aracati no Ceará, onde nessa cidade hipotecou a escritura dessas terras objetivando conseguir um financiamento bancário para aplicar na agricultura e pecuária[2].
Com a chegada desse novo proprietário inicio-se um processo de colonização e povoamento, e dessa forma se dá inicio a geração dos Batista, onde mais tarde influenciou o sobrenome dessa localidade, ficando assim; Forquilha por que geograficamente seu território fica sobre o curso de dois riachos (riacho do capim pubo e riacho da prata) e ao se encontrarem dar-se a forma de um ¨f¨ daí o nome Forquilha. dos Batista pela influencia do patriarca João Batista primeiro habitante dessa localidade[3] conforme informamos anteriormente, já que segundo a tradição oral narrada pelos habitantes da localidade, Jose Borges teria colonizado essas terras embora não tenha povoado, no entanto encontramos uma barragem construída de pedra sendo uma edificação histórica cuja datação ainda não foi possível realizar, estamos convictos que essa benfeitoria foi realizada em um período anterior a chegada de João Batista podendo a mesma ter influencia de trabalho escravo, indígena ou de colonizadores europeus franceses, holandês ou portugueses – já que nessa época (1600 - 1620) os portugueses não tinham conseguido realizar oficialmente a colonização do Ceará, conforme cita Airton de Farias no seu livro História do Ceará; dos índios a geração cambeba, 1997, pagina 14-19.
A primeira geração de famílias foi composta assim como explica Joaquim Pereira de Brito 72 anos, Geraldo Pereira de Brito 75 anos, e Joaquim Pereira Neto 70 anos, ambos descentes da quarta geração da família Batista e anciões da comunidade: os dez filhos de João Batista e Gertrudes Batista formaram as seguintes famílias: Joaquim Batista da Silva casou-se com Ana Pereira, Jose Batista Casou-se com Santana Pereira, Antonio Batista casou-se com Maria PereiraAugustinho Batista casou-se com Filirmina NunesRita Batista Casou-se com Henrique Ferreira, Maria do Rosário Batista casou-se com Joaquim Pereira de Brito e Josefa Batista casou-se com Manoel Antonio Ferreira. Já os filhos Manoel Batista, Ana Batista e Miguel Batista não conseguimos encontar a relação de seus conjugues, sendo necessário complementar a pesquisa e posteriomente publicar uma complementação dessa postagem.   Nesse contexto percebemos a junção da família Batista com a família Pereira tendo essa segunda vinda da cidade de Nazarezinho no Estado da Paraíba[4].              
Ambos os conjugues da formação da primeira família, possuíam algum laço de parentesco com o patriarca João Batista, sendo, portanto uma exigência da época, os casamentos serem realizados mediante tal comprovação, no entanto em função da flexibilidade dessa exigência, é possível que alguns conjugues tenham vindos de outras localidades (como citamos anteriormente) e conquistaram a confiança do patriarca inserindo-se nessa família, como por exemplo, o caso do conjugue Joaquim Pereira de Brito. Dessa forma temos inicio a primeira geração da família Batista que seguiu por seis gerações, multiplicando seu sobrenome, Batista, Pereira, Ferreira e Silva.


[1] Segundo dados dos Agentes Comunitários de Saúde de Forquilha dos Batista.
[2] Informação repassada por Geraldo Pereira de Brito morador dessa localidade com 75 anos conforme repasso de seus antepassados.
[3] Consenso entre os anciões da localidade em 27/10/2009 no encontro da Semana Cultural da EEF Juvêncio Batista da Silva para discutir a questão das origens.
[4] Conforme justificativa dada pelos anciões da localidade de Forquilha dos Batista em palestra na Semana Cultural na data de 27/10/2009.

Luziano Batista Pereira
Educador Icoense

3 comentários:

  1. Professor Luziano,

    Fico feliz pelo resgate brilhante da história de um povo, Batista e cia!



    Luciano A Brito

    ResponderExcluir
  2. Olá Luziano,

    Toda essa informação e mais um pouco de pesquisa rende vários bons livros, muito úteis...
    Fico feliz por ser uma Pereira Batista!
    Parabéns, continue que você vai longe!
    Abraços de sua prima, Ana Alice e família.

    ResponderExcluir
  3. Belo trabalho Luziano.
    Abraços
    Ana Karine Pereira Brasil dos Santos

    ResponderExcluir

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog