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"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Alguns fatos relevantes na Escola de Forquilha do Batista 1980 - 2009


Agora tentaremos descrever nessa postagem os fatos considerados relevantes na História da Educação de Forquilha dos Batista que nesse ano completa 31 anos de existência.
De 1985 a 1989 iniciou-se um programa educacional de ensino pela televisão, onde a FUNTELC (Fundação de Teleducação do Estado do Ceará) transmitia as aulas e o orientador de Aprendizagem socializava esse conteúdo com os alunos, o ensino era a nível de 5ª a 8ª série, por falta de espaço físico na escola esse programa funcionou em casas alugadas pela prefeitura municipal. Participaram desse programa como orientadores de aprendizagem Maria Bonfim da Silva, Aurenir Maria Bezerra, Maria da Expectação Gabriel e Francisca Cláudia Ferreira. Em 02/01/1986 a Escola foi cadastrada na coordenação de inspeção escolar – departamento de apoio técnico para ministrar o ensino de 1° grau sobre n° m1 04 05407 132 54. No período de 1986 a 1988 é iniciado o ensino de pré-escola, mais uma vez por motivo de falta de espaço físico na unidade de ensino é necessário alugar uma casa para acomodar todas as crianças e realizar um ensino de qualidade, foram professoras Aurenir Maria Bezerra e Gertudes Pereira da Silva respectivamente.
A partir de 1994 retornou nessa localidade o ensino pela FUNTELC, continuando com a mesma metodologia e dando assistência educacional ao razoável número de alunos que se recusavam a cursar o ensino fundamental II (5ª a 8ª série) na cidade do Icó em função das péssimas condições das estradas e transportes, as orientadoras de aprendizagem foram Risoneide Amâncio Batista e Maria Bezerra Ferreira respectivamente. Em Fevereiro de 1995 a Escola Juvêncio Batista da Silva passou a ter no seu corpo administrativo uma coordenadora escola, sendo a mesma Aurenir Maria Bezerra. Em 01/02/1996 é fundada a associação de pais e comunitários com o objetivo de levar os pais a tomarem decisões juntamente com a escola buscando dessa forma uma escola participativa e democrática onde se ensina e aprende, essa associação passou a ser a unidade executora dos recurso do FNDE - PDDE (Fundo de Desenvolvimento da Educação – Programa Dinheiro Direto na Escola), repasse anual de recursos federais direto as escolas, tendo como primeira presidenta Maria Pereira da Silva. Em 1996 o poder público municipal atendeu a uma reivindicação da comunidade escolar e construiu mais duas salas anexas ao grupo escolar, essa noticia é comemorada com alegria, porem após a construção foi percebida a ineficiência do serviço, as duas salas não tinham estrutura no teto, portanto ameaçava a segurança dos alunos, o problema preocupou a comunidade escolar e a mesma recorreu novamente ao poder público para que fosse feita a devida intervenção, em 1997 foi feita à complementação na obra, melhorando sua estrutura significativamente. Em Fevereiro de 1996 com o surgimento do transporte escolar para essa instituição, a Escola passa a receber alunos de outras localidades da circunvizinhança, após os pais reconhecerem o trabalho desenvolvido nessa escola optaram pela mesma e a cada ano esse compromisso é reafirmado. Em Dezembro de 1996 chega à primeira parcela anual do PDDE - FNDE, no valor de R$ 2.000,00 com o objetivo de utilizá-los nas compras de material de custeio e capital, obedecendo aos critérios da portaria baixada pelo FNDE especificando os tipos de compras e investimentos que a escola poderia realizar.
Em 21/09/2001 é realizada a II FEPROCART (feira de produção cientifica e artística) onde todas as modalidades de ensino desenvolveram apresentações cientificas, artísticas e culturais e apresentaram com muito dinamismo. Em 24/08/2001 é formada a primeira diretoria do grêmio estudantil, onde na oportunidade o colegiado desejava se organizar para exigir melhores condições de estudo e de estrutura na escola, já que era necessária a reforma do prédio escolar, a construção de quadra de esporte e o incentivo as práticas esportivas, foi eleito presidente Damião Barros da Silva. Em 21/12/2001 a escola é apreciada pelo trabalho, dedicação e desempenho em beneficio ao desenvolvimento da educação no projeto ¨juntos fortalecemos a escola pública¨ da secretaria municipal de educação. Em Fevereiro de 2002 a coordenadora escolar solicita da mantenedora a criação do núcleo gestor, já que o número de matriculados ultrapassava os 200 alunos e a demanda dos serviços pedagógicos, técnicos e burocráticos acenavam para a formação desse núcleo, dessa forma os trabalhos seriam desenvolvido com mais eficiência. Em 04/06/2002 é realizada com uma excelente participação o dia nacional da família na Escola onde os pais foram à escola participaram das aulas, realizaram atividades culturais e acompanharam o cotidiano de seus filhos. Em 12/06/2002 é formada a congregação de professores e funcionários objetivando uma melhor organização dos mesmos para garantir dessa forma seus direitos quando seus deveres forem cumpridos. No segundo semestre do ano letivo de 2002 é realizado o último FESTAL (festival de talentos da escola pública do Ceará) com diversas realizações artísticas, culturais e esportivas, desenvolvendo e descobrindo os talentos dos alunos, dando uma significativa contribuição na conquista e desenvolvimento da aprendizagem. Em 27/09/2002 o prefeito municipal de Icó, baixa o decreto n° 0750/2002 criando e reconhecendo a escola e o núcleo gestor com três membros, porem somente em Fevereiro do ano seguinte é que oficialmente o núcleo gestor inicia seus trabalhos dando uma nova visão para a escola na busca da conquista da aprendizagem, da autonomia e superação dos problemas estruturais, o núcleo gestor foi composto por Aurenir Maria Bezerra como coordenadora escola, Luziano Batista Pereira como coordenador pedagógico e Vicente Jean Pereira da Silva como secretário. Em 11/11/2002 finalizando o ano letivo foi realizado o segundo congresso escolar discutindo a educação em meio à diversidade, contou com a presença e participação dos alunos, pais e comunidade escolar alem da equipe técnica da secretaria municipal de educação.  Em 28/02/2003 é realizado o primeiro planejamento nessa unidade de ensino, até então o planejamento era realizado nas escolas da região priorizado pela supervisora distrital. Ao realizarmos o planejamento em casa, tivemos início a uma verdadeira independência pedagógica.
Em 24/03/2003 é realizada a formação do conselho escolar, agora com todos os órgãos colegiados o conselho seria formado com membros desses órgãos e comunidade civil, sua função seria contribuir no processo de ensino aprendizagem, e passar a ser unidade executora dos recursos do PDDE-FNDE, colaborando com o crescimento e desenvolvimento da escola, teve como primeiro presidente Francisco de Assis Pereira. Em Julho de 2003 todo corpo docente e discente desempenharam seus objetivos na elaboração do PPP (projeto político pedagógico) que articulava todas as ações aplicadas no desenvolvimento da aprendizagem e servia como referencia para a escola, indicando o que ela era e onde gostaria de chegar. Em Novembro de 2003, a escola participa da conferencia nacional infanto-juvenil para o meio ambiente discutindo com os alunos, professores, funcionários e pais, e comunidade civil organizada sobre as questões ambientais do mundo contemporâneo e as alternativas para salvar o planeta de sua destruição. No final do ano de 2003 reconhecendo seu trabalho e desempenho em favor de um mundo melhor, o instituto faça parte apreciou essa escola com o selo escola solidária 2003. No inicio do ano letivo de 2004 todas as atenções se dirigiram para a elaboração do regimento interno que até então não se tinha pensado, dessa forma é estabelecida normas e diretrizes para a convivência harmoniosa entre os participantes e freqüentadores dessa instituição de ensino. Todos os esforços realizados no ano de 2004 onde foi realizada uma intensa organização na burocracia da escola objetivavam o reconhecimento, credenciamento e autorização por parte do conselho de educação do estado do ceará.
Em 26/03/2004 foi realizado o dia ¨D¨ de limpeza na escola, após inúmeras tentativas de se conseguir uma reforma e ampliação no prédio da Escola Juvêncio Batista da Silva, a comunidade escolar e seus parceiros decidiram fazer uma limpeza nas paredes do prédio com recursos próprios, no final foram entregue certificado de apreciação e de reconhecimento pela parceria dos voluntários e realização de uma confraternização. Em 27/10/2004, a secretaria municipal de educação emitiu um requerimento ao conselho de educação do estado do Ceará solicitando o credenciamento, autorização e reconhecimento do ensino de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA) nessa escola, apesar de todas as tentativas o conselho ainda não reconheceu a mesma estando ainda em processo. No inicio de 2005 a prefeitura municipal autoriza a construção de uma sala para ser montado o laboratório de informática, no mesmo ano é introduzida na grade curricular do Ensino Fundamental II a disciplina de Estudos Regionais para o 6° e 7° ano diversificando e contextualizando o ensino da História. A partir de 07/07/2006 passa a lecionar Filosofia e Sociologia no 8° e 9° ano respectivamente conforme resolução baixada pelo CNE (conselho nacional de educação) diversificando o ensino.
O ano de 2007 inicia com mais uma mudança na grade curricular, o ensino das Artes e Ensino Religioso passa a ser obrigatório do 1° ao 9° ano. Em 11/08/2007 é realizado o inter-colegial nas escolas da região do vale do capim pubo (região que a escola esta inserida) e no meio das competições esportivas a Escola Juvêncio Batista da Silva se destacou ganhando vários troféus e homenagem, engrandecendo o espírito de competição saudável dos alunos. Em 21/04/2008 é realizada a entrega do fardamento escolar e quite para o programa saúde bucal gratuito pela prefeitura municipal a todos os alunos da rede pública, demonstrando uma atitude de valorização da educação e elevando a alta estima dos alunos e pais. Os alunos do curso de História da (URCA) Universidade Regional do Cariri – Luziano Batista Pereira, Fábio Gomes da Silva e Rodrigo Rodrigues de Oliveira, escolheram essa escola para desenvolver um projeto de mine-curso de 20 horas aulas com o tema Ceará; sociedade e natureza e desenvolveram o mesmo no período de Agosto a Outubro de 2008 com um público de 25 alunos do 6° ao 9° ano, desenvolveram aulas de estudos regionais observando o Ceará no seu aspecto social, econômico e ambiental, compreendendo suas contradições e complexidades históricas. Em 29/10/2008 é realizada a conferência ¨vamos cuidar do Brasil¨ que levou ao debate quatro temáticas; água, fogo, terra e ar, contou com a participação de toda comunidade escolar e colaborou no despertar da consciência dos alunos com a proteção ambiental. Também na semana do meio ambiente do ano de 2009 (01 a 05 de Junho) foram desenvolvidas diversas atividades relativas à conscientização através de estudos teóricos e de estudo de campo. O ano de 2009 é marcado por mais uma mudança na grade curricular, a disciplina de Educação Física é introduzida na grade curricular do 1° ao 5° ano, universalizando o ensino da mesma. Em 06/08/2009 a escola foi selecionada pelo Ministério da Educação através do PROINFO (programa nacional de informática na escola) para equipar o laboratório de informática com cinco computadores e uma impressora, os computadores deveriam ser conectados a internet, porem em função da falta da licitação da empresa para realizar o serviço de internet pela prefeitura municipal, até hoje não temos internet nesse laboratório. Mesmo sem internet demos inicio as atividades nesse espaço de aprendizagem e acreditamos estar colaborando para a inclusão digital dos alunos[1].


[1] Retrospectiva feita do ano de 1980 a 2009 com base nos documentos encontrados no arquivo público da Secretaria de educação do município de Icó CE.

Luziano Batista Pereira
Educador icoense. 

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