Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


segunda-feira, 4 de abril de 2011

A formação da identidade em Forquilha dos Batista - Costumes e tradições

Os costumes e tradições de um povo é o reflexo das peculiaridades regionais e locais que um grupo social construiu no decorrer de sua existência. Os valores culturais são repassados de geração em geração, podendo no futuro os indivíduos desse grupo social questioná-los, modificá-los ou não, mas elas farão parte do seu perfil cultural, esses costumes estão arraigados na forma de vida e de trabalho desse povo e formam os traços da identidade que tornam um individuo ou um grupo de indivíduos semelhante em atitudes e comportamentos e que são inerentes ao seu grupo social.
Através da pesquisa de campo onde utilizamos a entrevista com os moradores de Forquilha dos Batista, podemos perceber que os costumes do seu povo foi modificado em sua grande parte por meio do advento da industrialização e da influencias das mídias televisivas e radiofônicas fruto do processo de modernidade que também chegou por aqui. A transformação dos valores aconteceu com uma velocidade impressionante, o que era considerado importante para uma geração se inverte para outra geração. Esse novo modelo de sociedade que foi impulsionado pelo capitalismo e originou a sociedade de consumo proporcionou e moldou um novo modelo e a desconstrução dos valores familiares, éticos e cristãos construindo uma sociedade do aqui e do agora onde o passado não é interessante o futuro é um sonho distante e incompreensível, o que importa é o presente.
Nesse contexto encontramos uma sociedade de vocação agrícola que praticava a agricultura de subsistência tendo sua maior fonte de renda na cotonicultura, segundo relatos de Luiz Marque de Oliveira, agricultor da localidade com 72 anos de idade ¨o algodão era considerado o ouro branco do sertão, supria nossas maiores necessidades¨ a comercialização do mesmo era feita ainda na folha, ou seja, o cotonicultor vendia o algodão antes da colheita para os atravessadores que logo após a colheita vendiam para as cooperativas e fábricas da região, a cultura do algodão colaborou muito para o enriquecimento de algumas pessoas especialmente os atravessadores e para a melhoria da qualidade de vida de muitos, a sua extinção foi ocasionada pela praga do bicudo que destruiu as lavouras e não houve incentivos governamentais para a construção de um plano de combate mássico ao inseto.
A gastronomia era outro ponto bastante peculiar da cultura desse povo, segundo relatos dos moradores, o café era torrado e moídos manualmente, em muitos casos era comum o uso do café com farinha como ingrediente para o café da manhã, uma das principais fontes de alimentação era o mungunzá – uma mistura de milho com feijão e carne de porco. O pilão feito de madeira e o moinho de ferro era o símbolo das cozinhas da Forquilha dos Batista. As roupas masculinas e femininas eram basicamente construídas de sacos de pano por costureiras locais, a maioria dos chinelos era feitos de couro cru e produzidos de forma rudimentar pelos próprios moradores, os meios de transporte mais acessíveis eram os de tração animal, possuir um bom animal para carga e transporte representava um status em relação aos demais.
Um ponto peculiar e relevante nessa postagem é relatarmos o grande respeito e admiração pelas pessoas de melhor idade, o respeito não se restringia apenas aos familiares, mas também aos anciões da comunidade que eram considerados como portadores da sabedoria, esses valores familiares eram repassados, infelizmente foram perdidos com as ações do tempo.
O advento industrial e modernista se fez presente com a chegada dos investimentos a fundo perdido pelos governos e instituições nacionais e internacionais para sua aplicação na agricultura, muitas pessoas adquiriram empréstimos nos bancos e melhoraram a infra-estrutura de suas propriedades e residências modificando assim o padrão de vida que dava sinais de melhoria[1]. No entanto a agricultura continuou de subsistência e as práticas de cultivo permaneceram as tradicionais com derrubadas de árvores e queimadas. Nesse contexto surge a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará EMATERCE onde através de seus técnicos agrícolas, assistentes sociais e engenheiro agrônomo, passaram a orientar os produtores no intuito de melhorar a produção no campo e aumentar o nível de organização (social, econômico e religioso) da comunidade para que tornasse possível as reivindicações por melhorias. As mudanças começaram a surgir, fundaram a Associação Comunitária na década de 1970 tendo como primeiro presidente Joaquim Pereira de Brito, impulsionaram também as comunidades eclesiais de base para trabalhar a espiritualidade e organização social desse povo, as tradições religiosas sempre foram um porto forte no perfil cultural de Forquilha dos Batista, muitas resistiram às modificações de comportamento e de valores e permanecem vivas até os dias atuais preservando a História e memória de um povo que lutou para sobreviver apesar das enormes adversidades econômicas, climáticas e sociais, sua bravura e organização é reconhecida em todo município.



[1] Boa parte dos recursos eram oriundos do Banco Mundial que impulsionava o desenvolvimento nos países pobres, a outra parte do recurso era concedida a taxas de juros reduzidas às vezes até negativas, alem de empréstimos bancários foram financiados benfeitorias para a localidade como a construção de um mini-posto agrícola todo equipado com maquinas e implementos agrícolas conforme registro do arquivo da Associação Comunitária de Forquilha dos Batista.
Amostra cultural realizada em 2009

A prática do bordado também fez parte da cultura desse povo

Por muitos anos as mulheres forquilhense carregavam água na cabeça.

Pilão de madeira - Utilizado para pisar os alimentos

Utilização do moinho na preparação dos alimentos

Utilizava-se o ferro a brasas para passar roupa



Luziano Batista Pereira
Educador icoense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog