Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


terça-feira, 10 de maio de 2011

MBA, mestrado ou doutorado: o que fazer?


A formação acadêmica traz uma grande contribuição para o crescimento do indivíduo, seja em termos de se adequar ao mercado (sobrevivência) seja para a satisfação pessoal. Por outro lado, segundo pesquisas, quanto maior o grau de escolaridade adquirida maior será o diferencial entre as pessoas e tornam esses indivíduos com maior adaptabilidade frente às exigências, não só do trabalho em si, mas sobretudo do mundo que os cercam. Nesse contexto, a educação e a formação são fatores que desempenham um papel central para a competitividade de cada um. Num contexto de mobilidade profissional, de "formação ao longo da vida" e de abundância de títulos escolares, a carreira profissional depende da capacidade de buscar e efetivar os conhecimentos e ações práticas (a experiência) e a formação contínua (formal ou informal).
A busca por um curso de pós-graduação faz parte do processo da formação continuada, seja qual for a profissão escolhida, para quem está no início ou ao longo de toda a sua carreira. Além disso, é uma exigência do mercado como forma de mostrar o quanto e como se tem buscado desenvolvimento e atualização. E é aí que surge a dúvida para aqueles que já concluíram ou estão em fase de conclusão de uma graduação: e agora – MBA, mestrado ou doutorado? O que fazer? Antes de responder à pergunta acima, considero importante apresentar e esclarecer como são divididos os cursos de pós-graduação denominados de MBA, mestrado e doutorado.
A pós-graduação se divide em dois grupos. Aqueles cujos cursos são de extensão/aperfeiçoamento e de especialização, duram cerca de um ano a um ano e meio e são considerados segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC) do tipo lato sensu. E há os cursos de mestrado profissionalizante, mestrado e doutorado que podem ser acadêmico ou profissional, e conferem título de mestre/doutor depois da conclusão das disciplinas, da elaboração de uma dissertação/tese e sua defesa perante uma banca de professores e são considerados stricto sensu. Já o MBA (master business administration) é um curso de formação de executivos nas diversas disciplinas da administração, como marketing, finanças, recursos humanos, projetos e contabilidade. Apesar de o MBA ter grau de mestrado profissional em diversos países, a exemplo dos Estados Unidos, no Brasil a Resolução nº 1 de 2001 do Conselho Nacional de Educação (CNE) regulamenta o curso como uma pós lato sensu.
Definir qual o curso fazer vai depender do objetivo de capacitação, desenvolvimento e foco de atuação desejados pelo profissional. Geralmente a procura por um mestrado é feita por aqueles que desejam atuar na área acadêmica e é um requisito mandatório como formação mínima para a grande maioria das instituições de ensino superior. É um curso que dura cerca de dois anos e o aluno irá focar seus estudos em um determinado tema. Já o MBA é bastante procurado pelos profissionais que desejam dar um up grade em seus conhecimentos ou mesmo mudar de área. Nesse formato, os alunos têm ao longo de um ano e meio de curso diversas disciplinas com abordagem para gerir negócios nas empresas.
Contudo, já podemos observar que os profissionais que atuam em empresas como executivos também têm buscado o mestrado como forma de se aprofundar em determinados temas na área em que atuam ou desejam atuar. E isto tem sido muito bem visto pelos recrutadores. O doutorado é uma sequência lógica da formação de quem faz um mestrado e é voltado para a formação de pesquisadores, ou seja, pessoas que se dedicarão exclusivamente à vida acadêmica e que procuram um amplo conhecimento no campo do saber. Não podemos comparar os cursos mestrado, doutorado ou MBA, pois são em formatos e objetivos diferentes. Cada um irá definir qual é o melhor para seu momento e expectativa profissional. Boa escolha!

FONTE: Jaqueline Silveira Mascarenhas - Psicóloga organizacional, coordenadora do Ibmec/MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog