Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Formação Conclusiva do Projovem Campo em Fortaleza

Os educadores agrários do Projovem Campo Saberes da Terra, participaram da formação conclusiva realizada nos dias 8 e 9 de Agosto no Centro de Eventos Dorotéias na cidade de Fortaleza CE, o evento contou com a participação de educadores, técnicos agrícolas, representantes dos municípios e analistas dos oito polos do Ceará, o mesmo foi realizado pelos organizadores da formação - a Universidade Federal do Ceara, pelos coordenadores do programa - Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, pela Gestão do Programa promovida pelo Gabinete do Governador e pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará.
O encontro iniciou no dia 8 as 13;30h com a abertura solene feita pelo professor Osmar de Sá da UFC, o mesmo é coordenador da formação juntamente com professor Valdir que também é formador do polo de Iguatu e Crato. Dando continuidade foram apresentados os envolvidos na organização do projeto na esfera administrativa, o IDT, e em seguida todos os polos realizaram a apresentação dos seus educadores e técnicos agrícolas por cidade.
O professor Osmar fez uma brilhante explanação sobre o significado do currículo integrado e da pedagogia da alternância, concluindo com o debate em plenária. A tarde foi concluída com a fundamentação teórica metodológica do Projovem Campo Saberes da Terra e com a participação de educadores da escola família agrícola Dom Fragoso da cidade de independência no Ceará, contando suas experiências e vivencias do currículo integrado e pedagogia da alternância.
A noite foi realizado o momento de exposição das vivencias e experiências da qualificação social e profissional por polo, representando o polo de Iguatu o companheiro Júnior da cidade de Jaguaribe relatou nossas experiências dentro da agricultura familiar e sustentabilidade nas cidades de Mombaça, Acopiara, Icó, Jaguaribara e Jaguaretama. Para concluir as atividades da noite, o professor Osmar fez as complementações finais e passou a palavra para o Dr Nicolas do Instituto Agropólos – um dos idealizadores do Projovem Campo no Ceará, que discursou sobre a importância de trabalhar um novo modelo de educação para o campo. Nicolas também ressaltou sobre a nova modalidade do projeto São Jose que já tem recursos na ordem de mais de 10 milhões de reais para projetos inovadores e que promovam a sustentabilidade, incentivando os educadores a fazerem bons projetos para serem desenvolvidos com eficiência nas comunidades rurais. 
Na manhã do dia 9, o professor Cordeiro iniciou a pauta da formação com a dinâmica ¨pedaço perdido¨, passando uma mensagem de otimismo e entusiasmo para melhor vivermos a vida, em seguida o polo de Iguatu iniciou o momento da acolhida com a leitura do cordel construído em sala de aula pela educadora Edina Maria do Projovem do sitio Santana – Icó, nesse momento todo polo de Iguatu fez a apresentação do cordel e a educadora Edina concluiu cantando uma música do referido cordel. Continuando o encontro foi realizado o diálogo e vivencias do planejamento e avaliação do ensino e aprendizagem do programa por polo, fui o representando do polo de Iguatu, relatei sobre a experiência de trabalho no Projovem Campo, projeto de educação inovador e pioneiro, onde se trabalha com a pedagogia da alternância como proposta de aprendizagem ensino contextualizado com a vida do educando, conclui relatando as atividades que os educadores do polo de Iguatu pretendem realizar até o final do programa: um documentário sobre as realidades locais das comunidades onde o Projovem esta inserido; a construção do jornal escolar; uma oficina de reciclagem; na parte técnica a construção da mandala e do biodigestor. Após essa exposição à professora Luzia da UNIFOR comentou sobre a importância da avaliação na formação do currículo integrado e cidadãos mais críticos e participativos.
A conclusão do encontro se deu com a palavra do Francisco de Assis Diniz presidente do IDT que comentou sobre a importância de programas de educação como o Projovem Campo que proporciona conhecimento e formação profissional na vida dos jovens e combate a marginalização do ser humano, introduzindo ao mundo do conhecimento. Vladyson Viana do gabinete do governador reforçou a intenção do governador Cid Gomes em ampliar o número de vagas do programa no interior cearense e sua satisfação por esse programa ter dado certo e colaborado para a qualificação social e profissional de muitos jovens. Concluímos o encontro com uma avaliação por escrito da formação e partimos para as despedidas dos colegas.
Vale destacar nessa postagem a importância da presença nessa formação do professor Valdir da UFC, que abrilhantou essa formação, dando sempre uma atenção especial para os educadores do polo de Iguatu. A você Valdir, nosso abraço fraterno, estima e consideração. Aguardamos sua visita a Icó – de folga, para oferecermos uma recepção digna de sua pessoa.
Quanto às refeições e hospedagem era realizadas no mesmo local de encontro (CEU) um lugar bonito, rodeado de cultura, natureza e arte onde tinha uma energia positiva, Aos demais organizadores dessa formação parabéns pela escolha do local.
Com relação ao nome dos participantes da cidade de Icó que juntamente comigo participaram dessa formação são: Socorro Lima – Icó, Edina Maria – Santana e Cesar Carlos – Conjunto Pedrinhas, sendo portanto, essa a equipe do Projovem Campo local.

Confiram as fotos dos melhores momentos desse evento.

Aqui é o CEU - Centro de Eventos Dorotéias

Educadoras Socorro e Edina

Aqui é o CEU - Centro de Eventos Dorotéias

Momentos de relaxamento e espiritualidade

Em contato constante com a natureza

Se preparando para as apresentações do evento

Gleiza e Valdir juntamente com os educadores do polo de Iguatu

Almoço no CEU - Refeições deliciosas e de baixa calorias

Vista dos apartamentos no CEU - Hospedagem coletiva para aproximar os educadores

Muita beleza e arte nesse local

...e criatividade também

Muita beleza e arte nesse local

Muita beleza e arte nesse local

Muita beleza e arte nesse local

Esse sou Eu - em contato com a cultura e arte.

Essa é Socorrinha - Que pose!

Visão de um dos auditórios - Via sacra de Cristo



Com a proteção de Nossa Senhora de Fátima

Visão dos apartamentos no CEU


Contemplando essa beleza


Cultura e arte caminham junto no CEU

Que chique!


Realizadores desse evento

Apresentação da equipe do IDT pelo Professor Osmar

Conversa com a professora Eva - IDT


Conversa com a professora Eva - IDT

Quadro da Santa Ceia - Refeitório



Companheiro Cesar se cobrindo de cultura



Cultura e tradição

Revendo valores




Lembranças la de casa

Artes e artesanato

Relaxando

Eduardo Cabral IDT e Dr Nícolas - Agropolos

Café da Manhã no CEU

Momento do Cordel

Momento do Cordel

Exposição do analista Gerciano - Polo de Iguatu

Exposição do educador Luziano - Polo de Iguatu

Palestra da Professora Luzia - UNIFOR

Fala do Diniz - Presidente do IDT

Vladyson Viana - Gabinete do Governador

Professor Osmar de Sá - UFC

Professor Valdir - nosso querido amigo e formador

Icó –CE 11 de Ag sto de 2011.
Feliz dia do estudante!

Luziano Batista Pereira
Educador Icoense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog