Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Filme Sedição de Juazeiro foi lançado na Assembleia

Filme Sedição de Juazeiro será lançado nesta quarta na Assembleia
A Assembleia Legislativa foi palco quarta-feira (22/08), as 19h, do lançamento do filme “Sedição de Juazeiro - A Guerra de 1914”. Dirigido por Daniel Abreu, o longa-metragem trata da história de Juazeiro do Norte, após sua emancipação do Crato. A exibição de 2h20 aconteceu no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, anexo II da AL.

Produzido pela TV da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF-TV), com apoio da Associação de Estudos e Pesquisa Técnico-Científica (Apec), da Secretaria de Cultura do Governo do Ceará e da Coelce, o longa tem produção de Jeane Feijão e roteiro de Jonas Luis da Silva.

O elenco conta com as participações de Ary Sherlok, interpretando Padre Cícero; Magno Carvalho, como Floro Bartolomeu; Fernando Cattony, interpretando Bezerra de Menezes, dentre outros.

A obra trata de um dos fatos mais importantes da história política de Juazeiro do Norte, ocorrido na segunda década do século XX. Forças políticas declararam uma dualidade de poderes legislativos no estado do Ceará, o que se configurou na chamada “Sedição de Juazeiro”, que teve participação ativa do padre Cícero Romão Batista.

Hoje (30 de agosto), o filme será lançado no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

Fonte: Agência de notícias da Assembleia Legislativa.

Repórter Assembleia produz especial sobre as fazendas do Ceará

Logo Repórter Assembleia  
Logo Repórter Assembleia Foto: Divulgação

Está em produção na TV Assembleia (canal 30) mais um trabalho do Núcleo de Documentários,  que vai retratar aspectos marcantes da história brasileira. O próximo especial do Repórter Assembleia, com o tema “As fazendas do Ceará”, é resultado de uma expedição pelo interior do Estado em busca de relatos sobre a importância dessas propriedades para a formação do nosso povo.

Os municípios de Icó, Missão Velha e Quixadá já foram visitados. Antes, as fazendas tinham uma estrutura mais familiar, eram herdadas e “passavam de geração para geração. Hoje, elas são modernas, produtivas e até exportadoras de produtos. É como se fossem empresas”, diz a produtora do documentário, Ana Célia Oliveira.

O especial vai mostrar essa mudança de perfil do uso das propriedades e as reformas realizadas nos casarões construídos séculos atrás. Num deles, ossadas chegaram a ser encontradas. Acredita-se pertencerem a escravos do Barão do Crato, influente morador do Icó.

Em Missão Velha, o programa divulgará o trabalho de uma fazenda que emprega mais de 100 pessoas. Em Quixadá, vai revelar os segredos da agricultura de subsistência da Fazenda Logradouro, datada do século XIX e mantida em meio a monólitos. “O dono não permite a derrubada de plantas. Levamos um especialista lá e ele ficou impressionado com a quantidade de espécies nativas preservadas”, adianta Ana Célia.
 
O documentário “As fazendas do Ceará” vai ao ar na primeira quinzena de setembro e terá cerca de 50 minutos de duração. O programa vai ao ar às quintas-feiras, às 20h30, com reprise aos domingos, às 19h. A data da estreia ainda será definida.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Anatel determina gratuidade nas ligações de orelhões da Oi


A partir do dia 30 deste mês, as ligações locais para telefones fixos feitas em orelhões da operadora Oi em 2.020 municípios não poderão ser cobradas. A medida, determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), faz parte do Plano de Revitalização de Telefonia de Uso Público, que começou em agosto de 2011.

A Anatel exigiu de cada uma das concessionárias um plano de vistoria e reparo dos orelhões e melhoria nos sistemas de supervisão. Como a Oi não atingiu integralmente os objetivos do plano, especialmente em relação à densidade de orelhões por número de habitantes e aos reparos nos telefones, foi feito um acordo com a agência para isentar a cobrança da ligação. A gratuidade vale até outubro ou dezembro, de acordo com o problema apresentado pela operadora em cada cidade. A Oi tem atualmente 760 mil orelhões no país.

Desde abril, a mesma proibição de cobrança foi determinada para a Embratel, nas chamadas nacionais de longa distância feitas por meio do código 21 nos 1,5 mil orelhões sob responsabilidade da concessionária. A medida, que vale até 31 de dezembro, foi decidida pela Anatel por causa do desempenho insatisfatório da concessionária na execução do plano de revitalização da telefonia de uso público.

Segundo o superintendente de Universalização da Anatel, José Gonçalves Neto, a estimativa de investimentos de todas as operadoras para o cumprimento do plano de revitalização é R$ 205 milhões. A Oi deverá investir R$ 170 milhões para revitalizar os orelhões do país.

Neto garante que as medidas impostas pela Anatel têm surtido efeito na melhoria da disponibilidade do serviço no país. No caso da Oi, o índice de planta ativa de orelhões era 70% em setembro do ano passado e em junho deste ano passou para 86%. O índice da Embratel passou de 50% para 69% e da Telefônica subiu de 70% para 91%.

Vale ressaltar que Icó e região foi beneficiado com essa determinação da Anatel.

Fonte: Sabrina Craide - Agencia Brasil de comunicação.

Justiça Eleitoral determina calendário para eventos politicos em Icó

Após o conflito entre as militâncias dos candidatos Jaime Júnior [DEM] e Marcos Nunes [PMDB], na noite dessa quarta-feira [28], a Justiça Eleitoral local se pronunciou.

Através da juíza Lia Sammia Souza Moreira, nesta quinta-feira [28], foi decidido que “um dia será reservado para um grupo político de forma exclusiva. E no dia seguinte, também de forma idêntica, ficará para a outra parte adversaria”.


CONFUSÃO
- O clima político esquentou na noite desta quarta. O fato era temido em razão de as duas coligações que disputam a chapa majoritária realizarem caminhada e visitações próximas uma da outra.

Enquanto o candidato da situação e os seguidores da reeleição seguiam no sentido da Rua Desembargador José Bastos, o postulante da oposição estava na Rua Senhor do Bonfim.

Por volta das 22h e 22h30, foi registrado nas proximidades do Centro Social Urbano [CSU] o encontro dos grupos partidários, o que aumentou a tensão entre as pessoas presentes e deu início ao desentendimento.

O resultado disso foi, segundo os populares, a troca de ofensas, pontapés e socos entre alguns simpatizantes das duas correntes políticas.

A Polícia Militar foi acionada para controlar os ânimos dos presente. Não se sabe quem teria iniciado a confusão. A Polícia ainda não divulgou um boletim de ocorrência do fato, que movimentou, de forma negativa, a política local e da região.

A campanha eleitoral em Icó, que se prenunciava calma, apesar das ofensas já trocadas por alguns políticos, entrou em um ritmo perigoso, onde a "emoção política" volta a predominar no lugar das propostas.

Veja o calendário para realização dos atos públicos:


FONTE: Com informações e fotografias do site Icó é notícia.

Brasil terá mais 5,3 mil novos vereadores, revela estudo da CNM

TRE - MATRE - MAA partir de 2013, o Brasil terá mais 5.390 novos vereadores em relação ao último pleito (2008), quando foram eleitos 52.008. As informações fazem parte de um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O aumento de vagas nas Câmaras Municipais em todo país representam 10,4%, em comparação a 2008. Agora, o Brasil possui um total de 57.434 vagas para o legislativo municipal.

Ao todo, 1.695 Municípios brasileiros tiveram aumento no número de habitantes, segundo Censo 2010, e, portanto, terão mais vereadores para representar os munícipes. O contrário ocorreu em cinco Municípios que terão o número de cadeiras nas Câmaras Municipais reduzido.

Os Estados onde os Municípios terão mais vagas para vereadores são: Pará, Ceará e Maranhão, com aumento proporcional de 24,5%, 23,8% e 18,6%, respectivamente. Tocantins foi o Estado onde menos vagas foram criadas, apenas 2,7% a mais. Todavia, em termos absolutos, a Bahia criou mais 643 novas cadeiras, seguido de São Paulo, com 639. Os Estados que menos criaram foram Roraima com 11, e Amapá com 14 cadeiras.

Motivo do aumentoAgência CNMAgência CNMEm setembro de 2009, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 58. Ela determina o aumento no número de legisladores municipais de acordo com a população de cada Município. Por exemplo, aqueles com até 15 mil habitantes terão nove vagas, e os com mais oito milhões de habitantes poderá ser representado por 55 vereadores.

No estudo divulgado na sexta-feira, 24 de agosto, a CNM faz uma ressalva: “a Emenda 58 também alterou os limites de recursos para o financiamento das Câmaras. Assim este aumento no número de cadeiras pode trazer alguns problemas devido às restrições orçamentárias que as Câmaras vão ter”.

O levantamento
A pesquisa da Confederação usou dados de 5.568 Municípios. Atualmente, são reconhecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apenas 5.564 – contanto com Brasília -, porém nestas eleições, outros cinco Municípios serão instituídos.

Dados da plataforma DivulgaCand 2012, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram que 432.867 pessoas disputam o cargo de vereador. São Paulo é o Estado com maior número de candidatos, são 75.160. Minas Gerais vem em seguida, com 67.865. Roraima possui o menor número de concorrentes, apenas 1.508.

Os Municípios onde a disputa será mais acirrada, por conta porcentual de candidatos e do número de vagas, são: Guarulhos (SP) com 33 por vaga; Rio de Janeiro (RJ), 32 por vaga; Nova Iguaçu (RJ), com 31; Belo Horizonte (MG) com 29; São Gonçalo (RJ) com 29 e Salvador (BA) com 28 candidatos por vaga.

Candidatas x candidatos
Nestas eleições, somente 136.057 - 31,5% - concorrentes as Câmaras Municipais são mulheres. O restante, 296.810 - 68,5% - são homens. De acordo com a Confederação, em comparação ao número de mulheres no Brasil, a participação feminina ainda é pequena.

O estudo da CNM identificou ainda que os partidos com maior porcentual de vagas dispostas ao sexo feminino. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) possui o maior número de candidatas a vereadora, com um total de 42%. O Partido da Causa Operária (PCO) está em segundo, com 38,5%.
Acesse aqui o estudo completo com tabelas.

Íntegra Emenda Constitucional 58.

Acesse o DivulgaCand 2012.


Fonte: hotsite da CNM: Eleições 2012. Acessado em 30/08/2012 - 09:30h.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A importância da Educação Politica na Escola

         Analisando os discursos, cotidianos e vivencias de determinados grupos de pessoas na sociedade icoense é possível perceber o valor pejorativo que a palavra política impõe sobre a sociedade icoense. Geralmente associam essa palavra a uma carga negativa de fatos e questões partidárias ligando-os a conquista do poder político, ao crescimento dos índices de corrupção nos órgãos e repartições públicas em decorrência do mau uso do dinheiro público e a administração pública em si, sendo ela Federal, Estadual ou Municipal. Em determinadas circunstancia percebemos as ações do senso comum apelando para não debater política, vendo a mesma como geradora das discórdias e desavenças provocadas por pessoas que se aproveitam da desinformação política de grande parcela da população para promover ações de politicagem, principalmente em períodos eleitoreiros. No entanto a palavra política entre outros significados pode representar a arte de bem governar os povos, sendo, portanto uma doutrina que caracteriza a estrutura constitucional de um Estado de direito, sendo também uma habilidade no trato das relações humanas com vista à obtenção dos resultados desejados. Promover uma reflexão e conscientização idealizando rever a forma de como analisamos a palavra política pode ser muito interessante, principalmente para os educandos e educandas que por meio do processo pedagógico procuraram construir a base sólida do seu conhecimento, seja ele empírico ou cientifico, conhecimento esse que necessariamente será replicado na família e em determinados grupos sociais que o mesmo participa ou irá participar no decorrer de sua vida comunitária. Entender a importância da educação política como meio de se educar para viver bem na sociedade contemporânea, buscando a transformação da sociedade por meio das lutas socais, construindo trilhas para almejar a cidadania plena como expressão de vida, pode ser a chave para a construção de um mundo melhor, nesse contexto entender a importância dos movimentos sociais como meio indispensável para as conquistas e implementações de políticas públicas, sinônimas de um bem estar social, torna-se interessante. Construir a consciência coletiva de que os movimentos sociais se forem politicamente corretos são importantes para a promoção da educação política e que por sua vez não estão somente ligados às questões partidárias será um desafio a ser superado pela população icoense. 

   ¨Quem não gosta de politica corre o risco de passar a vida inteira a ser mandado por que gosta¨- Luiz Inácio Lula da Silva (ex-Presidente do Brasil).

         Luziano Batista Pereira
        Professor

Audiência pública em Icó



No dia 16 de Agosto de 2012 representantes da Escola Estadual de Educação Profissional Deputado José Walfrido Monteiro na cidade de Icó, participaram de uma audiência pública sobre a ética na politica, a referida audiência foi promovida pela promotoria de justiça da comarca de Icó e Igreja católica juntamente com os representantes do comitê de combate a corrupção eleitoral desse município. O público alvo dessa audiência foram os partidos políticos, coligações eleitorais, movimentos sociais, igrejas, escolas e demais interessados no assunto, o objetivo da mesma era reforçar a ideia da construção da ética na politica juntamente com a conscientização da população por meio da divulgação dos instrumentos jurídicos de combate a corrupção institucional, como por exemplo, as leis de combate a corrupção e a participação da população nas iniciativas populares. Foi feita uma teorização do processo de construção da identidade brasileira e do processo de corrupção que muitas vezes está inerente a essa identidade, alternativas e propostas para uma reforma politica eficaz e sustentável, os palestrantes explanaram a legislação eleitoral e abriram espaço para as perguntas e intervenções dos participantes. A comissão organizadora enfatizou no decorrer da audiência que a mesma não trataria de questões partidárias, mas sim o debate democrático na construção do senso critico, gerando nos participantes a capacidade de pensar a politica por meio de uma nova perspectiva.  

Representando a escola participaram dessa audiência: Jose Nilton Moreira Angelim filho do curso técnico em Agrimensura, Alany Kívia Silva Machado e Eudivan Gonçalves Crispim do curso técnico em Agronegócio, Erica Reinaldo da Silva do curso técnico em Aquicultura, Malysson Vieira Angelim do curso técnico em Mecânica, Luziano Batista Pereira, professor de Sociologia que vem desenvolvendo o projeto pedagógico e cientifico de Educação Politica, representado a coordenação escolar nos acompanhou Antônio José de Lima Pereira.

No final da audiência conversamos com o promotor de justiça e com a juíza eleitoral da comarca de Icó, falamos da nossa iniciativa com o projeto de formação para educação politica dentro de uma perspectiva pedagógica, os mesmos ficaram maravilhados com essa iniciativa e ofereceram suas colaborações através de palestra, distribuição de materiais informativos e possíveis visitas a escola.

Na manhã de hoje, os referidos alunos no momento da acolhida realizaram a apresentação do conteúdo da audiência pública para todos os alunos, foi explicado sobre o que é uma audiência pública, o conceito de ética e qual sua importância na politica, algumas propostas para moralizar a politica nacional, o que esperamos com essa proposta de trabalho na escola, concluindo com a exibição dos dez mandamentos do voto consciente. Sendo, portanto, um momento valiosos de formação e informação na busca da construção de atitudes cidadãs que conduzam a cidadania plena por meio do efetivo exercício da democracia.

Veja algumas fotos do evento:
Informes do Frei Rogério sobre os procedimentos da audiência  

Dramatização sobre os currais eleitorais

Composição da mesa e inicio dos trabalhos

Turma da EP com o Promotor de Justiça

Turma da EP com a Juíza Eleitoral


Icó –CE, 22 de Agosto de 2012.

Luziano Batista Pereira
Professor

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dez mandamentos para o voto consciente



Em 2012, o MCCE (Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral e responsável pela coleta de assinaturas da Lei da Ficha Limpa) lançou a campanha dos Dez Mandamentos do Voto Consciente. Reproduzimos aqui esses Dez Mandamentos, que podem ser encontrados também diretamente no site do MCCE www.mcce.org.br/
)Procure conhecer o passado, as ideias e valores do candidato ou candidata. Se ele já se envolveu em escândalos de corrupção, comprou votos, foi cassado pela Justiça, renunciou a mandatos para escapar de punições ou se aliou a grupos envolvidos com essas práticas: simplesmente não vote nele! 
) Não basta que os candidatos tenham a “ficha limpa”. É preciso conhecer as intenções e propósitos de cada candidato: quem financia a sua campanha? Quem ele realmente vai representar? Procure se informar. Exija dele uma vida honrada, do mesmo jeito com que você procura conduzir a sua vida;
) Conheça mais a lei eleitoral: participe de palestras, reuniões e debates. Sua vida em comunidade exige que você esteja mais informado sobre assuntos tão importantes.
) Ajude a criar ou fortalecer um Comitê da Lei 9840 para o Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e aplicação da Ficha Limpa. Se você faz parte de algum grupo ou organização social (Associação, Sindicato, Igreja, Clube de Mães, Centro de Direitos Humanos), saiba como fazer no site www.mcce.org.br .
) Denuncie a compra de votos: quando uma pessoa aceita um benefício em troca do seu voto se condena a viver sem emprego, educação, segurança pública. Assim, o remédio hoje recebido em troca do voto poderá mais tarde custar a falta do hospital que salvaria a sua vida ou a de seu filho.
) Denuncie o desvio de recursos públicos para fins eleitorais. É muito grave que um candidato se utilize de bens e serviços públicos para ganhar as eleições.
) Tire fotos, grave ou filme se notar qualquer sinal de compra de voto ou de apoio eleitoral, utilizando o mal uso do dinheiro público, pois ajuda a comprovar a irregularidade na denúncia ao Juiz Eleitoral, ao Ministério Público ou até mesmo à Polícia.
) Não vote em pessoas que mudam de partido, como “quem muda de roupa”. Ao votar no candidato, não estamos votando só na pessoa, mas no partido, ajudando a eleger outros candidatos do mesmo partido ou coligação: por isso saiba quem são os outros candidatos da legenda.
) Procure saber se o candidato tem compromisso com a defesa da vida em todas as suas fases, bem como com a realização da Reforma Política, Reforma Agrária e com Direitos Sociais fundamentais: como criação de emprego e geração de renda, melhoria da saúde e da educação, defesa do meio ambiente e da Cultura da Paz. Cobre esse compromisso.
10º) Pense bem antes de votar, escolhendo pessoas que se prepararam para administrar (Presidente e Governador) ou fazer leis (deputado federal e estadual e para o senado) em benefício de toda a sociedade, nunca em proveito pessoal. Não deixe para a última hora a escolha dos candidatos a deputado e senador. Depois da eleição, acompanhe o trabalho dos eleitos.

Fonte: site www.mcce.org.br – acessado em 20/08/2012- 11:30hs

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ideb revela que Ensino Médio piorou em nove Estados

De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011 divulgados nesta teça-feira (14), o Ensino Médio brasileiro piorou em nove estados em relação à edição anterior. De 2009 para 2011, o índice geral subiu apenas 0,1 ponto, passando de 3,6 para 3,7.



Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, uma das justificativas para o baixo desempenho o atual currículo do Ensino Médio que, para ele, "é muito sobrecarregado", com um total de disciplinas que pode chegar a 19. "Não contribui para você ter foco nas disciplinas essenciais, como língua portuguesa, matemática e ciências”, afirmou.

Mercadante não quis comentar os resultados dos Estados que tiveram Ideb inferior ao registrado em 2009 e aposta na educação em tempo integral para melhorar a qualidade do ensino. “Uma mesma região tem estados e cidades que evoluíram muito mais que outros. Há especificidades, a gestão na ponta. O professor na sala de aula, o diretor da escola, o secretário municipal. Vamos olhar essa informação e tentar tirar lições para avançar”, disse.

Segundo a coordenadora-geral da ONG Ação Educativa, Vera Masagão, o Ensino Médio precisa de mais financiamento do governo. “A gente precisa de um investimento muito forte em qualidade e não é à toa que a matrícula também está aquém, poderia haver muito mais jovens matriculados no ensino médio que estão fora da escola”, disse.

Como funciona o Ideb
O objetivo do Ideb é fomentar a melhoria da qualidade do ensino para que o país atinja a nota 6 para as séries iniciais do ensino fundamental até 2022, bicentenário da Independência. O indicador atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5º ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio.
O Ideb é calculado a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a cada dois anos. Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do país, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os estados. Cada escola, prefeitura e governo estadual tem uma meta que deve ser atingida de dois em dois anos.

Confira o ranking dos Estados no Ensino Médio:
EstadosIdeb 2011Meta 2011
Santa Catarina4,3 pontos4,1 pontos
São Paulo4,1 pontos3,9 pontos
Paraná4 pontos3,9 pontos
Minas Gerais3,9 pontos4,1 pontos
Distrito Federal3,8 pontos3,9 pontos
Goiás3,8 pontos3,5 pontos
Mato Grosso do Sul3,8 pontos3,6 pontos
Ceará3,7 pontos3,6 pontos
Rio de Janeiro3,7 pontos3,6 pontos
Rio Grande do Sul3,7 pontos4 pontos
Rondônia3,7 pontos3,5 pontos
Espírito Santo3,6 pontos4,1 pontos
Roraima3,6 pontos3,8 pontos
Tocantins3,6 pontos3,4 pontos
Amazonas3,5 pontos2,7 pontos
Acre3,4 pontos3,5 pontos
Pernambuco3,4 pontos3,3 pontos
Mato Grosso3,3 pontos3,4 pontos
Paraíba3,3 pontos3,3 pontos
Bahia3,2 pontos3,2 pontos
Piauí3,2 pontos3,2 pontos
Sergipe3,2 pontos3,6 ponto
Amapá3,1 pontos3,2 pontos
Maranhão3,1 pontos3 pontos
Rio Grande do Norte3,1 pontos3,2 pontos
Alagoas2,9 pontos3,3 pontos
Pará2,8 pontos3,1 pontos

*Com informações da Agência Brasil
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Fonte: Com informações do site guia do estudante.com

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cursos a distância com tutoria - Instituto Legislativo Brasileiro


IMPORTANTE

  São necessários o CADASTRO e a PRÉ-MATRÍCULA.
. Se ainda não tiver CADASTRO, você pode fazê-lo DE IMEDIATO pelo www.senado.gov.br/trilhas.
. Realize sua PRÉ-MATRÍCULA entre 1º e 6 de agosto de 2012.




Para matricular-se nos cursos a distância acesse http://www.senado.gov.br/sf/senado/ilb/asp/ED_Cursos.asp > Cursos a distância > Escolha o curso desejado (se estiver já disponível para matrícula > "Pré-Matrícula" no canto superior direito > Novo cadastro"(caso não tenha cadastro ainda) e preencha o formulário > De posse da senha que você escolheu, acesse: www.senado.gov.br/trilhas para finalizar o seu processo de matrícula e acessar o curso. É possível escolher somente um curso para realizar a pré-matrícula. Resultados a partir de 12/08. Início do curso 15/08 e término 03/10/2012.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Saiba como funciona o Programa Senado Jovem Brasileiro e participe do 5º Concurso de Redação do Senado Federal.


O que é o Programa Senado Jovem Brasileiro?

O Programa Senado Jovem Brasileiro foi criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, com o objetivo de proporcionar aos estudantes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro, bem como estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.
Integram o Programa:
  1. O Concurso de Redação do Senado Federal
  2. O Projeto Jovem Senador

O tema da quinta edição do Concurso de Redação de 2012 é "Meu município, meu Brasil". São convidados a participar todos os alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, com idade de 16 a 19 anos.
Os 27 finalistas no Concurso de Redação – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para participar do Projeto Jovem Senador e terão a oportunidade de simular, durante três dias, em Brasília, a atuação dos Senadores da República, vivenciando o processo de discussão e elaboração das leis do nosso País.
Além disso, os finalistas serão premiados com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal.
As escolas dos alunos classificados nos três primeiros lugares na etapa nacional receberão computadores (desktops), publicações técnicas e multimídia produzidas pelo Senado Federal e certificado de participação.
Seja um Jovem Senador e faça a diferença!

Histórico

O Concurso de Redação é promovido pelo Senado Federal desde 2008 e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.
A cada nova edição tem-se renovado e implementado novos formatos buscando sempre ampliar o relacionamento do Senado Federal com o público jovem, envolvendo toda a comunidade escolar.
Nessa busca permanente pelo diálogo e interação com o jovem, a partir de 2011, o Senado Federal incorporou o Projeto Jovem Senador ao Programa Senado Jovem Brasileiro.
Assim, a cada ano, todos os 27 alunos finalistas no Concurso de Redação têm a chance de atuar como Senador, na Capital Federal, como representante da sua unidade da Federação, podendo, inclusive, apresentar e defender um projeto de sua autoria.

Veja abaixo vídeos com mais informações sobre o programa Jovem Senador:


Fonte: Site do programa Jovem Senador - 01/08/2012 - 13:02hs

Vistos de trabalho para estrangeiros no Brasil dobrou em três anos



 O Profissão Repórter da edição do dia 31/07/02012 mostrou como estão vivendo os estrangeiros que vem para o Brasil atraídos pelo bom momento da economia. O número de vistos de trabalho para estrangeiros no Brasil dobrou nos últimos três anos.

Para mostrar como é a chegada desses novos trabalhadores, a repórter Eliane Scardovelli acompanhou um casal de suecos na primeira semana em São Paulo. Eles se impressionam com o trânsito, com as favelas, com a poluição do Rio Pinheiros, e demoram dias para encontrar um apartamento. A reportagem também mostra a dificuldade dos estrangeiros com a nossa língua.
A repórter Danielle França encontrou um grande número de estrangeiros morando nos morros cariocas. No Vidigal, há um grande grupo de portugueses que escolheram as comunidades pacificadas por causa dos alugueis mais baratos. É o caso de João Ruas e o amigo Ricardo Jorge dos Santos, que vão abrir um restaurante aproveitando a vista do Morro.

No Brás, maior centro de comércio popular de São Paulo, cerca de mil angolanos circulam todos os dias. A maior parte é de sacoleiros que vem buscar mercadorias como chinelos e apliques de cabelo natural, que chegam a ser vendido por R$ 800 em Angola. Fernando David acompanhou histórias como a de Maria Isabel, que trabalha como vendedora desde 1995 e já perdeu a conta de quantas vezes veio ao Brasil.

Caco Barcellos mostra que a violência brasileira é uma preocupação dos estrangeiros que se mudam pra cá e faz um perfil do italiano Tommazo Lotto. O bancário chegou a Brasil para procurar trabalho na sexta-feira, 20 de julho. No dia seguinte, morreu numa tentativa de assalto em um semáforo de São Paulo.

Clique nos links abaixo e assista ao programa profissão repórter do dia 31/07/2012: 



 Fonte: Site do programa profissão reporter - Rede Globo - 01/08/2012.

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