Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


terça-feira, 6 de agosto de 2013

Como a mídia brasileira sufoca a liberdade de expressão.

Presados alunos da EEEP Deputado José Walfrido Monteiro e demais leitores desse blog, este vídeo mostra como a liberdade de expressão é manipulada no Brasil, você precisa saber disso para não continuar alienado e acreditando em tudo que os diferentes tipos de mídia informam, na verdade a mídia brasileira deixou de informar e passou a formar opinião, e isso é perigoso em uma democracia pouco consolidada como a nossa. Assista a esse vídeo e jamais você você assistirá televisão do mesmo jeito. 



FONTE: INTERVOZES - Coletivo Brasil de Comunicação Social.

35 comentários:

  1. Andreza de Souza Nº 05 Agronegócio 1º ano

    O videos nos mostra que enquanto umas pessoas tem mais direitos de comunicar-se outras não tem, como foi mostrado o caso do senhor Raimundo Silva que tinha sua rádio que visava principalmente o público com deficiência física.
    E por causa dele está se comunicando ele foi preso durante dois anos
    isso não deveria ter ocorrido já que as pessoas são livres, claro que tem que ser tudo dentro das leis.

    ResponderExcluir
  2. Este vídeo tem por finalidade de mostrar como o governo impõe leis, mas eles mesmos quebram essas leis, pois como diz o vídeo todos tem direitos de expreção para dizer o que quiser, mas o governo não deixa por causado dinheiro. Já que todos os canais da mídia brasileira foram vendidos para 11 famílias, então todos nós temos que se contentar com que as 11 famílias têm para dizer! Então para você tentar passar informação para milhares de pessoas você primeiro tem que mandar um pedido para o governo que dificilmente vai aceitar, então praticamente dizendo não temos liberdade de expreção.

    Arthur Pinheiro Andrade Moreira
    Agronegócio 1º ano

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi do vídeo que não precisa de muito pra saber que a mídia é contra a democracia e a liberdade de expressão uma vez que é comandada por políticos e empresários safados. Tente uma concessão de rádio e TV e espere sentado , faça isso de forma “irregular” e acabe atrás das grades. Óbvio que essa oligarquia não quer ver o mundo mudar, políticos se beneficiam e são eleitos por causa do poder midiático.
    EEEP Dep. José Walfrido Monteiro
    Curso Tecnico em Agronegócio 1 ano
    Emanuel Bonfim Lima Pereira

    ResponderExcluir
  4. O vídeo apresenta em todo o seu contexto que a nossa liberdade de expressão que nos foi garantida pela constituição brasileira,atualmente está sendo sufocada pela mídia já que esta decide quais informações nos vamos ter acesso e com isto muitas pessoas acabam por desenvolver um senso comum, pois na maioria das vezes estas informações são obtidas com o intuito de persuasão fazendo com que a encaremos como verídicas.

    Curso:Agronegócio do 1ºano.
    Nome:Larissa Scarlet de Melo Alencar,Nº26.



    ResponderExcluir
  5. O vídeo demonstra uma grande repreensão de informação,impedindo o entendimento dos fatos que realmente estão acontecendo na atualidade por medo de nos tornamos pessoas criticas.Retrata que a nossa liberdade e nossos direitos são realizados de uma forma incorreta.

    Curso:Agronegócio do 1ºano.
    Nome:Ana Carina Moura de Oliveira,Nº03.

    ResponderExcluir
  6. Realmente, o povo brasileiro é um povo alienado pela mídia, mas, nós estudantes e acima de tudo cidadãos devemos saber como se esquivar dessa onda de informações alienadora.
    Daniel Medeiros - 10 - Agro 1

    ResponderExcluir
  7. Vinicius Barreto. Nº 43.
    Agronegócio 1º ano.
    O vídeo mostra que a mídia é contra a democracia e liberdade de expressão,pois esta por sua vez é comandada muitas vezes por empresários e políticos corruptos que se beneficiam com o poder midiático,essa oligarquia midiática só os beneficia,gerando assim uma falsa liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  8. Vinicius Barreto. Nº 43.
    Agronegócio 1º ano.
    O vídeo mostra que a mídia é contra a democracia e liberdade de expressão,pois esta por sua vez é comandada muitas vezes por empresários e políticos corruptos que se beneficiam com o poder midiático,essa oligarquia midiática só os beneficia,gerando assim uma falsa liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  9. O autor do vídeo foi muito feliz ao comparar a liberdade de expressão com o mundo selvagem, porque muitas vezes aqueles que detêm o poder dos meios de comunicação acabam sendo verdadeiros predadores das opiniões dos cidadãos comuns.

    ResponderExcluir
  10. Fala da liberdade de todo tipo: Liberdade de expressão,liberdade de seus valores, de seus direitos, pois todo cidadão deveria ter liberdade por igual, dependendo da raça, de religião ou até mesmo do gênero.
    Porque liberdade é você se sentir livre,liberdade é você usar os seus direitos, e ter direito de sobrevivência ou seja viver com dignidade. Todo o ser humano é livre e tem direitos pois são essas coisas simples e muitas podem ser expressas numa só palavra: Liberdade, justiça, honra, dever, piedade e esperança.
    Joana Letícia Araújo Parnaiba Agronegócio 1 ano

    ResponderExcluir
  11. O vídeo é fundamental para entendermos como está a liberdade hoje na sociedade. Como muitos podemos ver nossa liberdade muitas vezes está restrita nas mãos de políticos corruptos e de pessoas mal informada sobre o que é liberdade.
    Em nossos dias podemos afirmar que a liberdade pode estar em nossas mãos, basta termos o senso critico para definir o que é certo e errado, e compreendermos que todo ser tem direito a liberdade.
    Simara Castro de Sousa 1 ano Agronegócio N: 40

    ResponderExcluir
  12. O video nos mastra o quanto a mídia tem de certa maneira poder sobre nossas decisões, muitas vezes nos deixamos influenciar por ela esquecendo de nossas proprias vontades e opiniões desta forma esquecemos em muitas ocasiões que temos nossa propria "liberdade".
    MIRELLY OLIVEIRA FERREIRA N°35
    AGRONÉGOCIO 1

    ResponderExcluir
  13. Em pleno seculo moderno é uma desonra que em uma sociedade como a nossa ter,tantas,ideias desnecesarias exposto a TV e radios,como programações que colocam o publico a acreditar em tudo que ver.e não pode ter competição, que eles ja encontram uma forma de tira-los.
    Mas como podemos mudar isso?
    Bom podemos mudar isso não dando ibope a tantas coisas inuteis,reclamando,para que possamos ter qualidade e exemplo de sociedade.
    Aluna:Danieli Conceição Silva Nº:12
    Curso:agronegócio 1º ano.

    ResponderExcluir
  14. o video relata sobre a liberdade, sabemos que existe, vários tipos de liberdade, entretanto: a liberdade de expressão hoje não é muito usada, pois algumas pessoas não tem o bom senso de usá-lo, por falta der senso critico e também pelo fato de não conhecer os seus direitos. Viviane Nunes de Lima agronegócio 1 ano.

    ResponderExcluir
  15. O video mostra como a liberdade é usada hoje em dia, como as pessoas são alienadas pela opinião da sociedade e como a politica influencia nessa liberdade.
    Com isso podemos descrever a liberdade como uma parte de todo ser, nossa liberdade pode ser tida em nossas mãos basta termos o senso critico para definirmos quais são as influencias exercidas sobre nós.
    Tuany Cristina Araújo Correia
    Agronegócio 1 ano
    N:41

    ResponderExcluir
  16. O video nos mostra como todos nós somos influenciados pela midia, e como podemos exercir nossos direitos.
    A partir dessa ideia podemos identificar como e quando nossas ações podem mudar nossa liberdade.
    A liberdade pode ser entre poucas palavras definidas como parte de nós.
    Daniela Alves da Silva
    Agronegócio 1 ano
    N:11

    ResponderExcluir
  17. Como vimos no video a liberdade está sendo manipulada pela sociedade. A liberdade é caracteristica de cada ser.
    Com isso podemos concluir que nós como individuos,temos varias formas de expressar como queremos nossa liberdade, ou seja cada um de nós podemos exercer nosso senso critico.
    Mirella Maria Alves Barbosa
    curso: Agronegocio 1ano n°: 34

    ResponderExcluir
  18. Fala da oligarquia midiática destrói um dos nossos direitos fundamentais, que é o direito à comunicação.
    Didático, a matéria mostra que a concentração dos grandes veículos de comunicação na mão de poucas famílias beira a monarquia, já que o poder é transmitido de pai para filho. É vergonhoso para o Brasil que a pornográfica distribuição de concessões de rádios e TVs feitas por políticos e empresários picaretas no século passado ainda renda esse atraso monstruoso da mídia que, a despeito da sua milionária estrutura física e técnica, faz jorrar todos os dias uma programação de péssima qualidade para os brasileiros.E como mudar tal estrutura se a maioria dos políticos e empresários tem interesse direto ou indireto em deixar tudo do jeito que está? "Direto" porque muitos políticos são privilegiados donos de rádios e TVs - e foi exatamente por causa disto que conseguiram se eleger; "Indireto" porque a outra parcela de políticos certamente recebem apoio daqueles que detém o "poder midiático".
    Renata Felizardo - curso:Agronegócio 1º - Número:16º

    ResponderExcluir
  19. Quando a mídia toma partido a tendência é favorecer o partido,manipulando as informações e quem perde são a maioria da sociedade,assim acabam procurando informações na internet pois acham mais segura.

    EEEP Deputado José Walfrido Monteiro
    Andrêcia Batista Rosendo
    Agronegócio 1 Ano.

    ResponderExcluir
  20. Nome:Lays Alves Silva N°27
    Curso:Agronegócio
    O vídeo traz a ideia de que a mídia é contra a democracia e a liberdade de expressão uma vez que é comandada por pessoas da alta classe,que destrói um dos nossos direitos fundamentais, que é o direito à comunicação, porque muitos políticos são privilegiados donos de rádios e TVs o vídeo mostra a realidade que seria ''O Direito da opinião está garantido com tanto que não queira se comunicar com meios de comunicação''e isso não e democracia que até então a democracia seria um direito de todos

    ResponderExcluir
  21. O vídeo mostra de uma vez por todas como destrói um dos nossos
    direitos fundamentais, que é o direito a comunicação. A matéria mostra que a concentração dos grandes veículos de comunicação na mão de poucas família beira a monarquia, já que o poder é transmitido de pai para filho. Pois em pleno século XXI é muito vergonhoso para o Brasil que a pornográfica distribuição de concerções de rádio e televisões feitas por políticas e empresários picaretas, como mudar essa estrutura se a maioria dos políticos e empresários tem interesse de deixar tudo como está,por que tem muitas que são donos de rádio e televisões e foi por causa disso que eles se elegeu.

    NOME: GIZELE DE SOUSA LIMA Nº 18 CURSO: AGRONEGÓCIO
    1º ANO

    ResponderExcluir
  22. O vídeo mostra a verdadeira realidade de uma sociedade que só se preocupa com si próprio e também tira o que temos de muito importante que e a nossa liberdade de expressão, ou seja, o nosso direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamento. A Mídia influencia na nossa vida de várias maneiras como o próprio vídeo mostra vários políticos corruptos que são donos de rádio e TV que usam esses meios de comunicação para influenciar a sociedade e fazer com que eles se elejam e venham até a ganhar um cargo e administrá-lo por anos, e grande maioria nem quer fazer a diferença e sim deixá-las do jeito que estão.

    ResponderExcluir
  23. O vídeo mostra como a mídia influencia nos nossos direitos, por exemplo, na liberdade e na comunicação.
    Para garantir a liberdade das pessoas, foi criado os direitos humanos que contém, que todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão e de transmitir e receber informações. Porém, para uma pessoa poder se comunicar através da televisão ou da rádio primeiro precisa conseguir uma concessão pública, dada pelo governo, e se for concedida, obedece à algumas condições como, limitar a publicidade e deixar um espaço para os jornais. Portanto, se não temos todos nossos direitos garantidos não há democracia (governo do povo).
    Avanna Cândido N° 08
    Agronegócio – 1º ano

    ResponderExcluir
  24. O vídeo mostra a verdadeira realidade de uma sociedade que só se preocupa com si próprio e também tira o que temos de muito importante que e a nossa liberdade de expressão, ou seja, o nosso direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamento. A Mídia influencia na nossa vida de várias maneiras como o próprio vídeo mostra vários políticos corruptos que são donos de rádio e TV que usam esses meios de comunicação para influenciar a sociedade e fazer com que eles se elejam e venham até a ganhar um cargo e administrá-lo por anos, e grande maioria nem quer fazer a diferença e sim deixá-las do jeito que estão.

    ALUNO: Paulo Cézar de Lima
    Nº:37
    CURSO: Agronegócio ( 1º ano)

    ResponderExcluir
  25. O vídeo retrata muito bem a realidade do nosso país! Pois as pessoas vivem em torno da televisão, e as famílias poderosas que comandam a mídia brasileira estão sempre tentando convencer as pessoas, e por muitos ter o senso comum, acabam concordando com a informação que é passado sem ao menos saber se está correta, o que acaba com a opinião de cada pessoa. Pois o certo seria a pessoa receber as informações e pesquisar mais sobre esse assunto para ter uma opinião, isso seria uma pessoa de senso crítico. E muitas informações que recebemos na TV,não nos acrescentam em nada, mas mesmo assim continuamos alienados ao invés de construir uma opinião sobre as coisas.

    Agronegócio-1° médio.
    Juliana Moreira Lima N°24

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  27. Muitas das vezes não percebemos ou não queremos aceitar o fato de que, a mídia influência grande parte da sociedade, e o pior é saber que as pessoas deixam se levar por influências ou situações negativas, que acabam devastando a nossa vida, a nossa personalidade, e aquilo que pensamos ou acreditamos ser o correto. Não importa o quanto aquilo seja interessante ou chamativo, temos que lutar pelo o que é certo e que faça bem a todos. Infelizmente somos nós, o “povão” que escolhemos quem fica e quem deve permanecer, e por incrível que parece, também somos nós um dos grandes culpados do mundo estar dessa forma, vemos o que queremos enxergar, lutamos pelo que nos parece melhor. O egoísmo, o silêncio, a apatia e o conformismo é o grande carceŕe que nos aprisiona a maldade. O pensamento de que está tudo bem, que não importa o que aconteça lá fora, contanto que não atrapalhe o nosso “ mundinho”. Vivemos em um lugar onde o mundo e o poder está nas mãos dos mais poderosos, daqueles que adquirem mais capítal e possuí maior condições. E a liberdade ?? aah, só existe para aqueles que lutam, que sofrem e que correm risco não para ajudar a sí mesmo, mas também a todos aqueles que acreditam que a liberdade pode existir a partir do momento que nós mesmo tivermos a coragem de enfrentar o nossos medos e acreditar que não importa o quanto custe, mas a verdade será desmascarada e prevalecerá. Enquanto vivermos em um lugar onde a corrupção, a seca, a miséria e a desigualdade existir não haverá motivos para ficarmos de braços cruzados. Não podemos de forma alguma deixar que a mídia nos influencie, muito pelo contraŕio, devemos deixar que a nossa voz ecoe por todo o mundo para ajudar e conscientizar a todos. Estamos em um tempo em que muitos pragam e falam de amor, de paz mas o que verdadeiramente precisamos é de atitudes. Democracia sem liberdade não é democracia!.
    2° Técnico em agrimensura Fernanda Silva Teixeira N° 16

    ResponderExcluir
  28. Muitas das vezes não percebemos ou não queremos aceitar o fato de que, a mídia influência grande parte da sociedade, e o pior é saber que as pessoas deixam se levar por influências ou situações negativas, que acabam devastando a nossa vida, a nossa personalidade, e aquilo que pensamos ou acreditamos ser o correto. Não importa o quanto aquilo seja interessante ou chamativo, temos que lutar pelo o que é certo e que faça bem a todos. Infelizmente somos nós, o “povão” que escolhemos quem fica e quem deve permanecer, e por incrível que parece, também somos nós um dos grandes culpados do mundo estar dessa forma, vemos o que queremos enxergar, lutamos pelo que nos parece melhor. O egoísmo, o silêncio, a apatia e o conformismo é o grande carceŕe que nos aprisiona a maldade. O pensamento de que está tudo bem, que não importa o que aconteça lá fora, contanto que não atrapalhe o nosso “ mundinho”. Vivemos em um lugar onde o mundo e o poder está nas mãos dos mais poderosos, daqueles que adquirem mais capital e possuí maior condições. E a liberdade ?? ah, só existe para aqueles que lutam, que sofrem e que correm risco não para ajudar a si mesmo, mas também a todos aqueles que acreditam que a liberdade pode existir a partir do momento que nós mesmo tivermos a coragem de enfrentar o nossos medos e acreditar que não importa o quanto custe, mas a verdade será desmascarada e prevalecerá. Enquanto vivermos em um lugar onde a corrupção, a seca, a miséria e a desigualdade existir não haverá motivos para ficarmos de braços cruzados. Não podemos de forma alguma deixar que a mídia nos influencie, muito pelo contraŕio, devemos deixar que a nossa voz ecoe por todo o mundo para ajudar e conscientizar a todos. Estamos em um tempo em que muitos pragam e falam de amor, de paz mas o que verdadeiramente precisamos é de atitudes. Democracia sem liberdade não é democracia!.
    2° Técnico em agrimensura Fernanda Silva Teixeira N° 16

    ResponderExcluir
  29. Como a mídia brasileira sufoca a liberdade de expressão.

    Nunca paramos para pensar como a mídia vai nos manipulando. É fácil perceber que tudo passa ligeiramente e faz com que nós perdessemos a noção do tempo, seja em meio a tecnologia, como nas roupas, como em que nós seres humanos se alimentamos. A modernidade vem tornando-nos escravos da mídia no pós-modernismo. Sabemos que a mídia só passa o que queremos ouvir e por conta disso acabamos sendo manipulados por ela, sempre procurando ganhar a nossa audiência, e garantindo assim o predominante lucro. Fazendo com que as pessoas se viciem em propagandas enganosas, novelas que mudam até as vezes o modo de nos falarmos, as atitudes e entre outros, ou telejornais que nos transmitem informações que as vezes já conhecemos.
    A principal rede de telecomunicações é a rede Globo, ela nós transmite só oque podemos ver, como por exemplo não falam das fraudes governamentais, dos desvios de dinheiro e entre outros, pois seus principais acionistas são deputados, governadores, pessoas da alta sociedade. Ela manupula as nossas mentes, os nossos afazeres. No documentário vimos como a mídia vem a cada-dia manipulando a nossa mente, não só por meio da TV, mas por meio de jornais, revistas, entre outros.
    Quantas as vezes compramos coisas, que as vezes nem gostamos, más como outros usam nos acabamos gostando, mudando assim as suas concepções sobre aquele fato, as vezes nem necessitamos de uma determinada coisa, mas ao passar na televisão e ao vermos aquela propaganda, não conseguimos resistir a uma determinado objeto, fazendo com que as pessoas acabam comprando, consumido, sendo um ponto negativo da mídia: a manipulando. Somos tão manipulados que as vezes acreditamos em determinados assuntos, mudando assim a nossa personalidade e a nossa concepção a um dterminado assunto ou atitude.
    Não podemos parar de assistir de uma vez, mas sim analisar os fatos com um olhar critico, não se deixando levar pelo que vemos e pela opinião dos outros. Como o vídeo retrata, temos que ser livres para tomar escolhas e decisões, não podemos deixar-nos se levar pela mídia, não podemos parar de ver mas podemos ter personalidade própria, coisa que cada um tem a sua


    Emerson Thyago Fiúza de Castro
    Curso: Agrimensura
    N°: 12°
    Profº: Luziano Batista
    Ano°: 2º

    ResponderExcluir
  30. Nunca paramos para pensar em o quanto a mídia nos manipula, seja direta ou indiretamente. É fácil perceber que tudo a nossa volta é passageiro, sejam roupas, maquiagens ou celulares. A modernidade nos tornou escravos da mídia. Alguns não sabem, mas as redes de televisão só transmitem aquilo que lhe convém, ela sempre procuram lucro acima de tudo. Seja com propagandas enganosas, novelas que incentivam o comportamento ou telejornais que nos transmitem informações que não procuramos saber se são verdadeiras ou não, apenas assistimos.
    A rede Globo de televisão é um bom exemplo -não só ela como qualquer rede privada- de controle de informações. No documentário vimos como a mídia nos manipula por meios esdrúxulos. Não só por meio da TV, mas também nos jornais, rádio e revistas.
    Quantas e quantas vezes compramos e usufruirmos de algumas coisa apenas por ser uma “moda”, que mesmo que você não necessite dessa determinada coisa, mas mesmo assim o fato de transmitir uma propaganda dela na TV falando mil e uma utilidades que a mesma possui, você a comprar. Isso é um dos muitos pontos negativos da mídia; A alienação. Somos tão alienados em acreditar em determinadas coisas que vemos que alguns passam a não possuir uma personalidade formada.
    O que podemos fazer para que não sejamos influenciados pela mídia? não podemos nos tornar ignorantes e simplesmente abandonar a TV, rádio ou revista, mas sim temos que ter mais capacidade de discernimento e não sermos facilmente influenciados. Existe uma palavra chamada “Liberdade” e essa não é conhecida ou usada pela maioria dos alienados e escravos das redes de televisão e afins. Temos que nos libertar desse tipo de prisão. Assistir, ler e ouvir é ótimo, mas temos que ter controle e a capacidade de discernimento do que fazemos e não sermos facilmente influenciados.

    Aluna: Vitória Dias da Silva.
    Técnico em Agrimensura.
    Nº 46;Segundo Ano do ensino médio.

    ResponderExcluir
  31. Bom, este vídeo é de fundamental importância para entender de uma vez por todas como a mídia destrói um dos nossos direitos, que é o direito á comunicação, o mesmo mostra que os grandes vínculos da comunicação das pequenas famílias está nas mãos da monarquia, que tenta de qualquer forma manipular e mostrar as coisas da vida do jeito que eles querem que acaba manipulando os humanos, já que o poder é transmitido de pai para filho.

    E quando alguém ousa competir com esse poder midiático, montando rádios comunitárias, eles fazem de tudo; confiscam, prendem, multam, processam, aquele que cometeu um “crime” de se comunicar com as outras pessoas de forma igual. O pior disso tudo é que não podemos mudar essa estrutura pois a maioria dos donos das rádios, TVs, são políticos e estão totalmente no poder. Os mesmos nas suas emissoras ajudando a alienação e conseguindo sempre se eleger.

    Enfim, é óbvio que essa oligarquia não quer ver o mundo mudar pois eles querem audiência e poder e com isso vem aquele compromisso das pessoas todos os dias assistirem a novela ou o programa de TV favorito. Mas temos que em primeiro lugar formar nossa opinião e nunca ser influenciado por propagandas que muitas vezes tem conteúdos pornográficos e tem uma informação de péssima qualidade para nossas vidas, tornando você uma pessoa sem idéias e totalmente alienada.

    Nome: Sayonara Lima, nº: 43
    Turma: Técnico em Agrimensura, 2° ano.

    ResponderExcluir
  32. Sabemos que hoje em dia a mídia tem um grande poder de influência sobre todos nós, que vivemos em um mundo globalizado e tecnológico.Sabendo disso a mídia aproveita para nos modificarmos a favor dela, usando assim, estilos de roupas, que canal devemos assistir, onde devemos ir, entre outros...
    Diante desse poder e influẽncia que a mídia desenvolve sobre nós, acredito que deveríamos ser mais ousados e termos mais conhecimentos sobre aquilo que nos é proposto pela a mídia... Só assim poderemos desenvolver o nosso senso crítico, deixando-nos de sermos tão passivos e tolerantes diante de tanta falsa liberdade...
    "Liberdade sem Direito" é isso que vivemos hoje em dia.


    Maria do Rozário Holanda Alves.
    N° 31. Agrimensura do 2° Ano.

    ResponderExcluir
  33. ALUNO: ALEX IURY VIDAL LANDIM
    CURSO: AGRIMENSURA 2º ANO
    DATA: 28/08/2013
    DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

    Video sem dúvidas, com enorme importância. Vivemos numa sociedade que possui em seus costumes uma grande dependência dos meios de comunição e de informação, devemos saber também que essa dependência é inevitável. O homem moderno se sente na necessidade de manter-se conectado e informado do que acontece pelo mundo. E o que melhor para se manter informado, que utilizando a mídia, como redes de televisão, jornais, revistas e rádios?
    Aparentemente a mídia é algo agradável e boa. Mas sabemos que isso não é verdade. O povo precisa desenvolver o senso crítico, a opinião própria e buscar a veracidade dos fatos oferecidos e tidos como verdade única. Se a sociedade soubesse que as grandes corporações fornecem e manipulam dados para favorecerem a eles mesmos, que nem sempre o que se diz é verdade e que a midia é mais manipulação e alienação, teríamos uma sociedade diferente da que vemos hoje em dia. Nós precisamos que ocorra essa mudança, para vivermos algo longe de apenas um controle dos grandes, onde todos têm direito de vez, voz, liberdade... Onde a verdade sobrevalece contra as condições financeiras.
    É necessário, portanto, que a sociedade acorde, e deixe de apenas receber informações, procurando cada vez mais questioná-las, ao invés de apenas aceitá-las como verdade única.

    ResponderExcluir
  34. A mídia tem se tornado a maior fonte de informação de todos os tempos. Diante deste mundo globalizado, somos o tempo inteiro envolvidos neste processo direta ou indiretamente. Mas a grande questão se encontra no que a mídia nos oferece e além disso, em que ela está sendo essencial na vida do ser humano atual.
    O problema é visto quando tomamos parte do conhecimento de tudo o que nos envolve e a mídia, por incrível que pareça se tornou um grande problema, pois no tempo em que é beneficente à sociedade quanto à informações, ela sufoca a liberdade de expressão de muitos brasileiros. A mídia tem se tornado uma grande “inimiga” da voz do povo. Em grande parte, ela transmite uma realidade falsa, na qual “engana” e sufoca o pensamento e a liberdade do ser humano em meio a este mundo tomado por tanta corrupção e injustiça.

    Aluna: Rayllane Santos Nunes
    Curso Técnico em Agrimensura - 2º ano

    ResponderExcluir
  35. Podemos notar no vídeo que as pessoas são facilmente influenciadas pela mídia. Mesmo que seja com coisas bem fúteis, como o jeito de se vestir, falar e as musicas que ouvem. Também foi mostrado o quanto a mídia manipula as informações que nela passam, tanto em jornais como em rádios os donos só passam coisas que lhes favorecem.
    Também notamos por meio do vídeo em relação á um a caça entre um leopardo e um veado, onde o leopardo consegue matar o veado e se alimentar dele. Isso mostra que o mundo é dos mais fortes e poderosos, no Brasil não poderia ser diferente. Assim como mostrado no vídeo, a falta de acesso ao rádio –com relação á ser radialista- é bem escassa, isso se dar pelo fato de muitos radialistas quererem mostrar a verdade do mundo e serem expulsos para deixar a sociedade a mercê dos mais ricos e poderosos.
    Em relação a influência que remos em relação a mídia, podemos resaltar que 90% são influenciados querendo ou não (provavelmente os 10% restante não possuem contado com a mídia), já que é impossível vivermos em um mundo ser usufruímos de ferramentas como a internet, TV, rádio, revistas e jornais. Isso faz com que mudemos nossa postura perante no mundo, podendo ser de forma negativa ou positiva. A questão é, temos que ter bom senso e saber o que é melhor para nós.

    Aluna:Anna Lici Moura Lima
    Nº08 Tec em Agrimensura

    ResponderExcluir

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas