Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


domingo, 27 de janeiro de 2013

Funceme aponta maior probabilidade de chuvas abaixo da média no Ceará


O prognóstico oficial para a quadra chuvosa de 2013 no Ceará é de maior probabilidade de chuvas na categoria abaixo da média histórica. 
A previsão climática foi obtida após estarem reunidos, ontem, em Fortaleza, meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e dos núcleos de meteorologia dos estados no Nordeste. 

Pelo consenso entre os técnicos, nos meses de fevereiro, março e abril deste ano, há uma probabilidade de 45% para as precipitações ficarem abaixo da média. Para a categoria em torno da média, foi apontada uma probabilidade de 35%, e há ainda 20% de probabilidade de chover uma quantidade acima da média no período.
alt

“Sabemos que não é uma notícia boa, principalmente por que tivemos um ano de estiagem em 2012 e poderemos ver esse quadro se agravar. Mas é o que nos apontam os modelos atmosféricos. Para os próximos três meses, as previsões mostram que há um aquecimento na parte norte do Oceano Atlântico. Esse é um quadro desfavorável pra as chuvas no Ceará, pois a convergência de ventos que traz nebulosidade e chuvas nessa época do ano, não deverá descer até o hemisfério sul e atingir o Estado”, explica Eduardo Sávio Martins.

Reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca 

O anúncio oficial da previsão climática aconteceu na manhã de hoje, 25 de janeiro, durante coletiva de imprensa no Hotel Luzeiros. Logo após a divulgação do prognóstico, foi realizada uma reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), para avaliar os impactos que essa perspectiva de poucas chuvas pode causar em setores essenciais, como agricultura e armazenamento de recursos hídricos, e traçar estratégias para diminuir esses impactos. De acordo com o titular da SDA, Nelson Martins, a principal preocupação do Comitê Integrado é com a alimentação animal. “Nós vamos propor ao Governador Cid Gomes que articule com o Governo Federal o envio de uma maior quantidade de milho para o Ceará 300 mil toneladas de milho que serão enviadas para o Nordeste”, afirmou.

O secretário afirmou também que a SDA vai fazer um levantamento dos perímetros irrigados do Ceará para que eles possam produzir reserva alimentar para o rebanho. “Atualmente, nós temos o perímetro irrigado do Mandacaru, em Jaguaribara, que está produzindo forragem e está comercializando a produção no Vale do Jaguaribe e regiões vizinhas”.

Além da SDA, o Comitê Integrado de Combate à Seca possui representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Minas e Energia, além do Exército Brasileiro. Pelo governo cearense, participam as Secretarias de Recursos Hídricos, Cidades, Trabalho e Desenvolvimento Social, e Ciência e Tecnologia, através das vinculadas Funceme, Cagece, Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Ematerce e Defesa Civil Estadual, além da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Ceará (Fetraece) e Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec).

Os órgãos que integram o Comitê formarão um grupo de trabalho para definir as ações de curto, médio e longo prazo que serão apresentadas ao governador Cid Gomes para serem desenvolvidas para a convivência com a seca.

Funceme com modelagem global

As análises das modelagens numéricas feitas pelos meteorologistas tiveram uma novidade neste ano. Durante a reunião climática de ontem, também foi considerado um modelo atmosférico global gerado pela Funceme, único núcleo estadual do Brasil a fornecer esse tipo de informação em escala mundial. O novo produto da instituição foi levado em consideração, assim como os do INMET e  CPTEC/INPE.

“O diferencial de um modelo global gerado e rodado na Funceme é que ele nos permite um olhar mais focado no Ceará. É uma nova informação agregada nas análises e discussões dos profissionais envolvidos na elaboração do prognóstico”, explica Eduardo Sávio Martins.

Nova reunião climática em fevereiro

A quadra chuvosa no Ceará é compreendida entre os meses de fevereiro, março, abril e maio. A previsão climática divulgada hoje aponta somente para os três primeiros, isso porque, no fim de fevereiro, haverá, na Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), uma nova reunião climática para apontar um prognostico atualizado, chegando até o fim de maio. As avaliações acontecerão mensalmente em 2013. “Estaremos constantemente monitorando a evolução das condições atmosféricas e oceânicas para enxergarmos possíveis mudanças nesse quadro. Isso aumenta a confiabilidade na nossa previsão”, pondera o presidente da Funceme.

Recursos Hídricos

Presente na coletiva de divulgação do prognóstico, o presidente da Cogerh, Renis Frota, disse que a instituição já se preparava para este cenário de perspectiva de poucas chuvas. “Estávamos torcendo para o melhor, mas também pensamos em uma situação menos favorável, tanto que em 2013 a Cogerh terá o maior orçamento da sua história, de sessenta e um milhões de reais. Além disso, há uma série de atuações no sentido de a gente racionar os fluxos nas bacias. Chama atenção a necessidade de uma melhor gestão nas bacias do Sertão de Crateús e do Curu, onde teremos um grande trabalho de extensão, que nos permitirá racionalizar quem vai tirar, a que volume e em qual momento, para que a gente possa ter uma otimização dos recursos que serão liberados”, informou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto - (85) 8814-4194
25 de janeiro de 2013

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Problemática da falta de água em Forquilha dos Batista.


A situação da falta de água se agrava em Forquilha dos Batista, a principal fonte de abastecimento da comunidade - o açude bolsão atingiu o limite crítico de água, não podendo mais garantir o abastecimento, o SISAR, empresa responsável pelo gerenciamento e abastecimento de água, decidiu em comum acordo com a comunidade de encerrar as atividade de abastecimento.

Nesse contexto a defesa civil em parceria com o exército brasileiro vem garantindo o abastecimento por meio da operação pipa, garantindo o abastecimento para o consumo humano colocando água potável nas cisternas de placas que a comunidade foi beneficiada no Programa Federal denominado Um Milhão de Cisternas para o Nordeste.

O consumo animal, o uso da água para a higienização das casas e das pessoas e demais utilidades vem sendo realizadas por meio do uso de cacimbas cavadas em determinados pontos onde se encontra água subterrânea com facilidade a poucos metros de profundidade, amenizando assim o sofrimento daquela população.

A comunidade espera ansiosa pelas chuvas da quadra invernosa do ano de 2013, vale ressaltar que as chuvas já começaram a chegar porem, ainda com volume insuficiente para modificar a referida situação dessa localidade. Esperamos em breve estar retornando a postar nesse blog com noticias relacionadas à Forquilha dos Batista, informando o retorno das chuvas e inicio da quadra invernosa de 2013.

Icó - CE, 24/01/2013.

Luziano Batista Pereira
Educador Icoense. 

Cerca de 1.800 cidades já têm acesso à banda larga popular


Iniciativa oferece conexão rápida na velocidade de 1 megabit por segundo ao valor mensal de R$ 35 (com impostos)
 No Brasil, hoje, um total de 1.842 cidades, em 25 estados e no Distrito Federal, já contam com a oferta de banda larga popular. A iniciativa, que oferece conexão rápida na velocidade de 1 megabit por segundo ao valor mensal de R$ 35 (com impostos), é resultado de uma parceria firmada entre o Ministério das Comunicações e as concessionárias de telefonia fixa. A relação com as novas cidades foi divulgada nessa terça-feira (4).
Divulgação / Agência Brasil
Com acesso rápido, a Banda Larga Popular pretende alcançar todos os municípios até 2014
Ampliar
  • Com acesso rápido, a Banda Larga Popular pretende alcançar todos os municípios até 2014
Para assegurar o cumprimento do acordo, que prevê o atendimento de todos os municípios brasileiros até 2014, o Ministério realiza um acompanhamento detalhado das ações desenvolvidas pelas empresas. Além de disponibilizar a banda larga popular, as empresas precisam divulgar o serviço, garantindo que o cidadão seja informado de que a oferta já existe em sua cidade.
Saiba quais são as cidades que já possuem o acesso ao Programa. 

Banda larga popular
O programa de Banda Larga Popular faz parte do conjunto de ações do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Entre as medidas, o PNBL inclui também redução de impostos, incentivos para construção de infraestrutura de Telecom, modernização da legislação e construção de um satélite geoestacionário, entre outras. 
Uma das ações do PNBL é a reativação da Telebras – empresa estatal que vende capacidade a pequenos e médios provedores. Com isso, o ministério terá mais chances de levar internet aos lugares mais distantes do País. 
Com a expansão da cobertura do serviço, é possível aumentar a velocidade da internet e ter redução do preço no serviço ofertado. O PNBL visa criar oportunidades, acelerar o desenvolvimento econômico e social, promover a inclusão digital, reduzir as desigualdades social e regional, promover a geração de emprego e renda, ampliar os serviços de governo eletrônico e facilitar aos cidadãos o uso dos serviços do Estado, promover a capacitação da população para o uso das tecnologias de informação e aumentar a autonomia tecnológica e a competitividade brasileiras.

Programa de medição da banda larga

Cerca de doze mil usuários de banda larga fixa de todo o Brasil serão selecionados como voluntários para uma pesquisa de qualidade do serviço, que será realizada pela Anatel e o Ministério das Comunicações. Os assinantes receberão gratuitamente um medidor de parâmetros de qualidade da internet e os primeiros resultados devem ser divulgados em dezembro deste ano. Os resultados permitirão à Anatel conhecer com maior precisão a qualidade do serviço em todo o País e adotar as medidas necessárias para promover a melhoria.
Para a medição, o projeto abrangerá os usuários das prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), que hoje conta com 19 milhões de acessos.
De acordo com o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, divulgado pela Anatel em outubro de 2011, a medição será operacionalizada por uma Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ), que deve ser autônoma e garantir aferição com transparência e imparcialidade. A sua contratação será de responsabilidade das operadoras do SCM.
No primeiro dia de inscrições dos voluntários, que começou em 28 de agosto, aproximadamente 11 mil usuários da banda larga fixa se cadastraram no projeto de medição da qualidade do serviço, segundo levantamento da EAQ.
Quem não for escolhido agora, pode ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, já que, anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários. Além de colaborar para a aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.
Os selecionados não terão custos para a instalação dos equipamentos e também não serão remunerados.
As inscrições podem ser feitas aqui.


Fonte: www.brasil.gov.br - acessado em 24/01/2013

8 filmes de tecnologia para assistir em 2013



Star Trek
Os fãs de tecnologia e de cinema terão um bom ano de lançamentos. Muitos filmes de ficção científica, documentários ou biografias chegarão aos cinemas em 2013.

Fizemos uma seleção das novidades mais esperadas pelos fãs de tech. Então pegue seus gadgets, estoque a pipoca e dê uma olhada na lista:

Jobs Estreia: abril
A história do genial inventor do iPhone e iPad será nterpretada por ninguém menos que o badalado Ashton Kucther. 

O longa conta a trajetória de Jobs desde a juventude até a criação da Apple, mesclando com o período em que ele se envolveu com drogas e com a contracultura. A direção é de Joshua Michael Stern, com roteiro de Matt Whiteley.

Ainda há outro filme biográfico, em produção pela Sony Pictures, com roteiro de Aaron Sorkin, redator de “A Rede Social”, “The Newsroom” e “The West Wing”. Este será baseado na biografia escrita por Walter Isaacson e também deve chegar aos cinemas ainda em 2013.

Star Trek Into DarknessEstreia: julho

Capitão Kirk, Spock e companhia estarão de volta em mais um episódio da épica saga de Star Trek. Produzido pela Paramount e dirigido por J.J. Abrams, criador de Lost e Fringe, o filme relatará uma história em que os tripulantes da Enterprise terão que acabar com uma arma de destruição em massa. 



RobopocalypseEstreia: 2013, sem mês definido

Um prato cheio para os fãs de ficção científica. Inspirado no livro de Daniel H. Wilson, Ph.D em robótica e contribuidor da revista Popular Mechanics, o filme exibirá um futuro pós-apocalíptico dominado por robôs. Um grupo de humanos sobreviventes lutará contra a ameaça tecnológica instalada no mundo.

Ah, sim! O filme será dirigido por Steven Spielberg (Tubarão, Indiana Jones e muitos outros).

TPB:AFK
Estreia: 2013, sem mês definido

A história de um dos maiores sites para baixar arquivos piratas será contada em um documentário. O filme tratará sobre os fundadores do The Pirate Bay, de sua luta contra a mídia e as revoluções que o serviço proporcionou.

Produzido de forma independente, o longa será distribuido gratuitamente na internet.




Downloaded
Estreia: março

O Napster, serviço pioneiro no compartilhamento de arquivos na internet, também vai virar documentário. O filme relatará a jornada do Napster desde o nascimento, em 1998, até a sua venda à Rhapsody, loja de música online, em 2011. Na trajetória será possível acompanhar mais detalhes da briga do Napster com a indústria da música e como ele perdeu audiência para outros serviços como iTunes e Spotify.

Homem de ferro 3Estreia: abril

O milionário e sagas Tony Stark voltará aos telões com sua armadura ultra-tecnológica. Dirigido por Shane Black, escritor do filme "Máquina Mortífera", o filme contará com um exército de combatentes, criado a partir da nanotecnologia Extremis.

 

Robocop

Estreia: agosto

Outro clássico da ficção científica. Desta vez, o policial biônico terá uma nova história, iniciada a partir do zero. No novo filme, dirigido pelo brasileiro José Padilha (Tropa de Elite), o policial Alex Murphy terá seu corpo salvo pela OmniCorp, que o transformou em ciborgue. Com sua vida remodelada, terá que enfrentar perigos e desafios cada vez maiores no ano de 2029.

Detona RalphEm cartaz

Produzido pela Disney, o filme conta a história de Ralph, um vilão dos videogames que quer se tornar mocinho. A divertida e infantil animação conta com uma série de referências aos jogos que marcaram época, tornando o filme um prato cheio para as “crianças mais adultas” que gostam de videogames. 

 

Fonte: Olhar Digital - Acessado em 24/01/2013.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

85 municípios cearenses registraram chuvas nas últimas 24h


Postos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registraram chuvas em 85 municípios do Ceará. Os índices pluviométricos mais altos foram registrados entre 10h35min da última segunda-feira (21) e 10h35 deste terça-feira (22) na região Sul do Estado.
Imagens de satélite mostram o céu parcialmente nublado em todo o Estado com nuvens mais significativas no sul. FOTO: Reprodução/Funceme.
Novamente, a macrorregião do Cariri teve o maior número de municípios com chuvas, 36 no total. Os maiores índices foram registrados nas cidade de Granjeiro (75,2 mm) e Lavras da Mangabeira (70 mm). Já a cidade de Quixoá, no Sertão Central do Estado, registrou chuva de 69 mm.
Segundo a Funceme, as precipitações estão associadas ao avanço do sistema atmosférico Zona de Convergência do Atlântico Sul, com orientação Noroeste/Sudeste.
A previsão do tempo para as próxima 24h é de céu parcialmente nublado e chuvas isoladas em todo o Estado. Não houve registros de chuvas em Fortaleza.
Em Icó foi registrado 47 milímetros  já em Forquilha dos Batista a chuva também foi bastante intensa, no entanto ainda não sabemos a quantidade de milímetros. Vale ressaltar que em reunião com a comunidade de Forquilha dos Batista, o SISAR, empresa responsável pelo monitoramento e distribuição de água decidiram desligar os motores do açude bolsão na data de hoje (22/01/2012) tendo em vista a precária situação hídrica daquele reservatório, ainda não temos informações se as referidas chuvas influiu positivamente para a resolução dessa problemática.
  Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 21/1/2013 às 7:00 de 22/1/2013
Legenda determinada pela chuva máxima no município
Dados em Ordem Decrescente de Precipitação

MACRO REGIÃO 1 - LITORAL NORTE
POSTOMUNICIPIOQTD(mm)
Lagoa Do CarneiroAcarau11.4
MiraimaMiraima10.8
MeruocaMeruoca10.4
SalaoSenador Sa10.0
Ac. SobralSobral6.3
CamocimCamocim4.0
CampanarioUruoca2.0
Postos com chuva: 7 / Postos informados: 8


MACRO REGIÃO 2 - LITORAL DE PECEM
POSTOMUNICIPIOQTD(mm)
General SampaioGeneral Sampaio4.4
Postos com chuva: 1 / Postos informados: 2


MACRO REGIÃO 3 - LITORAL DE FORTALEZA
POSTOMUNICIPIOQTD(mm)
Postos com chuva: 0 / Postos informados: 1


MACRO REGIÃO 4 - MACICO DE BATURITE
POSTOMUNICIPIOQTD(mm)
AracoiabaAracoiaba7.8
MulunguMulungu2.0
PacotiPacoti2.0
Postos com chuva: 3 / Postos informados: 3


MACRO REGIÃO 5 - IBIAPABA
POSTOMUNICIPIOQTD(mm)
ManhosoVicosa Do Ceara54.0
Ac. ForquilhaForquilha37.2
IpuIpu35.0
ForquilhaForquilha30.0
FloresIpu22.2
UbajaraUbajara21.4
Guaraciaba Do NorteGuaraciaba Do Norte20.0
UbaunaCoreau11.4
ReriutabaReriutaba8.0
Pires FerreiraPires Ferreira4.5
IpueirasIpueiras4.0
CroataCroata3.2
MucamboMucambo1.0
Postos com chuva: 13 / Postos informados: 14


MACRO REGIÃO 6 - JAGUARIBANA
POSTOMUNICIPIOQTD(mm)
OrosOros55.0
CascudoIco51.0
IcoIco47.0
PalestinaOros46.3
Acude MadeiroPereiro8.2
CrioulasPereiro8.0
JaguaribeJaguaribe5.2
Postos com chuva: 7 / Postos informados: 9


MACRO REGIÃO 7 - CARIRI
POSTOMUNICIPIOQTD(mm)
GranjeiroGranjeiro75.2
IborepiLavras Da Mangabeira70.0
CaipuCarius64.0
LameiroCrato48.0
AuroraAurora47.0
CuncasBarro44.0
JucasJucas42.0
Juazeiro Do NorteJuazeiro Do Norte39.0
Missao VelhaMissao Velha34.0
CariusCarius34.0
Varzea AlegreVarzea Alegre32.8
Monte AlegreBarro30.2
Engenho VelhoBarro25.2
CratoCrato24.8
Varzea Da ConceicaoCedro23.0
Vila Sao Goncalo-MarrocosJuazeiro Do Norte23.0
ArrojadoLavras Da Mangabeira22.0
Sao SebastiaoCarius21.0
Santana Do CaririSantana Do Cariri21.0
CedroCedro19.2
Riacho VerdeVarzea Alegre18.0
Sitio CantoUmari14.0
MilagresMilagres13.5
PenafortePenaforte11.0
CaririacuCaririacu10.0
PorteirasPorteiras10.0
BarbalhaBarbalha8.0
Farias BritoFarias Brito6.4
Sitio MacapaJati6.0
MauritiMauriti6.0
Sitio TipiAurora5.5
Poco Do PauBrejo Santo5.0
FelizardoIpaumirim5.0
IpaumirimIpaumirim3.0
Postos com chuva: 34 / Postos informados: 35


MACRO REGIÃO 8 - SERTAO CENTRAL E INHAMUNS
POSTOMUNICIPIOQTD(mm)
QuixoaIguatu69.0
MineirolandiaPedra Branca52.0
Acude Do GovernoIguatu40.0
Barro AltoIguatu37.4
IguatuIguatu26.0
TrapiaSanta Quiteria19.6
Ac. Sao MateusCaninde16.6
TamborilTamboril16.4
Sao Joao Do TrissiTaua15.0
Varzea NovaAntonina Do Norte12.8
AratamaAssare12.0
CaridadeCaridade12.0
Campos SalesCampos Sales11.2
LizieSanta Quiteria11.2
BrejinhoAraripe9.4
CaixaAcopiara4.0
CatundaCatunda2.0
Monte NeboCrateus1.2
Ac. Pedras BrancasQuixada1.0
Postos com chuva: 19 / Postos informados: 19

Total de postos com chuva em todo o estado: 84
Total de municípios com chuva em todo o estado: 64
Dados extraídos automaticamente às: 08:45 de 22/1/2013

Fonte: Com informações do Diário do Nordeste, FUNCEME e blog Farias brito Acessados em 22/01/2012


Marcadores

Postagens Mais Visualizadas