Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Guia interativo mostra mapa da desigualdade de gênero no mundo

No guia interativo da desigualdade de gênero, da BBC Brasil, é possível perceber como as mulheres são vistas no contexto de nação, se têm o mesmo acesso do que os homens à educação e saúde e têm mais chances de participar plenamente na economia e política do país.
No topo da lista de igualdade entre os gêneros estão vizinhos da Islândia: Finlândia, Noruega e Suécia.
O Brasil não avançou nem regrediu no ranking, mantendo-se na 62ª posição.
De forma geral, a desigualdade entre os sexos diminuiu no mundo, com avanços registrados em 86 dos 136 países analisados, que representam mais de 93% da população mundial.
No entanto, as mudanças são lentas, afirma a principal autora do relatório, Saadia Zahidi.
Para descobrir o desempenho dos países em áreas chave como saúde, educação e participação das mulheres na política, explore os mapas clicando aqui.
 
Fonte: Site da BBC Brasil - acessado em 29/10/2013.

Enem termina com 29% de abstenção e 36 eliminados


O segundo e último dia de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) terminou com um índice de abstenção alto em todo o País. Ao todo, 29% dos candidatos (cerca de 2 milhões de pessoas) não compareceram à prova. A taxa é maior do que a do ano passado (27,9%). O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, classificou o exame como “um sucesso”.

Entre as intempéries mencionadas por ele estão os 36 candidatos eliminados por postarem fotos da prova em redes sociais durante o exame. “Quero ver alguém me eliminar haha #enem #boasortepramim”, desafia uma usuária da rede social Instagram, que publicou uma foto com declarados cartão de resposta e folha de rascunho.

Outro usuário publicou a foto de alegado trecho da prova com a legenda: “Ainn #nervoso chegou o momento que tanto esperei... me preparei o ano todo e é hora de mostra para que vim!! Boa sorte a todos (menos pra quem vai fazer medicina rsrs) #enem #pronto #deusmeajude #foco #força”, publicou.

De acordo com as regras do Enem, eram proibidos o uso de eletrônicos no local de prova. Sobre a questão da segurança, o ministro Mercadante destacou que não houve vazamento.

No total, havia 712 candidatas gestantes, que poderiam entrar em trabalho de parto no local de prova. Ontem, uma gestante no Rio de Janeiro começou a sentir as contrações, mas quis ficar no local e terminar a prova, onde foi acompanhada por um especialista.

Opiniões
Ontem, os estudantes responderam a 90 questões objetivas de linguagens e de Matemática, além de redação. O tema do texto, a Lei Seca no trânsito, surpreendeu alunos e professores. A expectativa era que a prova abordasse as manifestações de junho.

“Foi um tema bastante fácil para os candidatos”, diz Elisabeth Massaranduba, professora de Português e Redação. “No ano passado, dependendo do que o aluno dissesse, ele acabaria contrariando os direitos humanos e isso é perigoso”, acrescentou.

Os alunos dividiram as opiniões. Isabelle Duarte, 17, gostou do tema: “Eu esperava que fosse sobre as manifestações, mas acho que o assunto está muito batido. A lei seca foi mais interessante”, afirmou. Para Natália Vianna, 18, o tema da redação foi “ultrapassado”. Já a prova de Matemática, segundo o coordenador do Anglo de São Paulo, Luís Arruda, foi difícil. Segundo ele, o candidato teria que ter conhecimento específico para resolver as questões.

A previsão é de que os gabaritos do exame sejam divulgados na próximo dia 30.

Uma questão na prova de ciências humanas despertou vários comentários nas redes sociais. A questão trata de uma charge, feita em 1960, que ironiza a política desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubistchek. Na charge, a palavra gasolina aparece grafada com a letra z no lugar do s. O ministro Mercadante disse que grafia respeitou a época do texto.

Uma questão de química virou meme na internet e febre no Facebook. Trata-se de uma molécula orgânica que tem “forma humana” e lembra um boneco com olhos acenando tchau. Segundo o Enem, essa molécula chama-se Nanokid. No meio da tarde de ontem, um perfil do Nanokid já havia sido criado na rede social Facebook -e havia sido curtido por 22 mil pessoas.

Entre as 7,1 milhões de pessoas que se inscreveram no Enem deste ano, há um grupo de participantes que destoa do perfil de estudantes recém-saídos do ensino médio. São candidatos acima de 30 anos que decidem fazer sua primeira faculdade, mudar o rumo da carreira ou voltar a estudar. Segundo dados divulgados pelo MEC, essa parcela é minoria: apenas 15% dos inscritos têm mais de 30 anos.

A prova é utilizada na seleção de universidades federais e pré-requisito para programas sociais de ensino superior, como Prouni e Fies.

Fonte: Site do jornal o povo - acessado em 29/10/2013.

Em Fortaleza, 4500 moradores de rua disputam 70 vagas em casas de acolhimento todos os dias



Não é preciso ir muito longe. Nas praças, nas calçadas, pedindo dinheiro nos sinais ou dormindo embaixo de alguma árvore. É esse o dia a dia de cerca de 4500 pessoas que, enquanto moradores de rua, são invisíveis para muitos, e amedrontam grande parte da população, que teme os impactos da violência urbana. O cenário se mostra ainda mais preocupante quando se conhece a realidade das casas de acolhimento na Capital, que suportam apenas 70 pessoas por dia. Os números são da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), órgão da Prefeitura de Fortaleza.

Para atender à demanda da população de rua da Capital, a cidade conta apenas com um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e uma casa de passagem. Ambos, funcionando somente em horário comercial, são insuficientes para suprir as necessidades de quem não tem um lar. Cálculos mostram, no entanto, que para atender a toda a população de rua estimada em Fortaleza, seriam necessários 64 Centros Pop.
"O problema pra gente é a noite. Fecha o Centro Pop, a gente tem que voltar pra rua. E no fim de semana, não tem banheiro nem nada", reclamou um morador atendido pelo Centro de Referência, durante visita da reportagem à casa, no Centro da cidade.

De acordo com o secretário titular da Setra, Cláudio Ricardo, há um grave problema na oferta de condições de atendimento para a população de rua. "A demanda tem crescido pelo próprio aumento populacional, a droga, os rompimentos com os vínculos familiares, o desemprego. E com isso, eles acabam caindo na rua, que é o fundo do poço", afirma Cláudio.

A estimativa do titular da Setra é de cerca de 4500 pessoas nas ruas da Capital, diante de um equipamento que atende apenas cerca de 70 por dia. "Os abrigos são insuficientes, mas estamos tentando ampliar", afirma, confessando que há uma expectativa positiva, pelo menos, até 2014. "Estamos em processo de reabertura do abrigo noturno, até o fim do ano, pelo menos", garantiu.
De acordo com a Setra, o perfil de maior incidência na população de rua é o de homens com idade entre 26 e 35 anos, ensino fundamental incompleto, com origem de Fortaleza, com vínculo familiar fragilizado ou rompido, e que não desenvolve nenhum tipo de trabalho/renda. Além disso, as drogas, principalmente o crack, fazem parte do dia a dia de grande parte deles.

Secretaria conhece reclamações, admite dificuldades e afirma que burocracia é maior entrave
Embora os moradores de rua sejam carentes de serviços urgentes, a dificuldade maior na contenção dos problemas relativos à ausência de políticas públicas para a população de rua está na burocracia. A afirmação é do próprio secretário Cláudio Ricardo, que garante buscar dialogar com entidades filantrópicas para tentar minimizar os problemas dos moradores de rua. "Estamos procurando um lugar para mais um abrigo, mas dependemos dos aspectos burocráticos, como avaliação e adequação do imóvel, além de encontrar o espaço físico. Estamos em diálogo com entidades, como a Pastoral da Rua", afirmou. "É um problema de abordagem complexa, mas é um problema de todo mundo", sintetizou o secretário.

Promessa é de um novo Centro Pop e de restaurante e banheiros públicos. FOTO: JOSÉ LEOMAR
A Setra também aguarda pela promessa da Prefeitura de Fortaleza da instalação de banheiros e restaurantes populares. O secretário confia em uma parceria envolvendo a pasta e as regionais da Capital. "As principais reclamações dos moradores de rua é a falta de banheiros e de alimentos nos fins de semana e feriados. Estamos estruturando uma política de segurança alimentar. Vamos instalar cozinhas populares e um banco de alimentos. A meta da Prefeitura é construir um restaurante popular por regional. Sobre os banheiros, discutiremos com as regionais a possibilidade de instalação. Vamos agendar uma reunião para discutir", garantiu o secretário da Setra, Cláudio Ricardo, embora não tenha tratado de prazos.

Fonte: Diário do Nordeste - site acessado em 29/10/2013.

 

Compra por celular dá força à inclusão bancária

Com o objetivo de alcançar, nos próximos anos, cerca de 500 milhões de pessoas que ainda estão excluídas do mercado financeiro no mundo, sem nenhuma conta bancária, a Mastercard vê no Brasil uma praça chave para se aproximar dessa meta. No foco, além da expansão no uso de cartões magnéticos, a empresa vê a utilização da telefonia móvel nas transações de compra como um prometedor nicho a ser explorado por aqui. A presidente de mercados internacionais da Mastercard, Ann Cairns, afirmou ontem, durante coletiva de imprensa, que a empresa está entrando com tecnologia móvel em diversos mercados do mundo.

Cerca de 30 a 40 milhões de adultos brasileiros ainda não têm acesso ao dinheiro de plástico, a Mastercard quer trabalhar nessa inclusão financeira FOTO: DIVULGAÇÃO

Mastercard, TIM e Caixa
No Brasil, lançará no ano que vem a tecnologia de ´mobile money´, em parceria com a operadora TIM e a Caixa. Por meio de uma conta pré-paga virtual, o assinante da operadora poderá efetuar compras e outras transações financeiras utilizando o próprio celular ou um cartão magnético vinculado ao seu número de telefone. A gestão será feita pelo banco. Além deste projeto, a empresa pensa em ampliar as oportunidades por meio desta tecnologia. Ainda este ano, será lançado no País, em fase de testes, o MasterPass, que se tornará operacional no ano que vem.

Cadastro de smartphones
A ideia é criar uma espécie de carteira digital para smartphones, na qual vários cartões de créditos podem ser cadastrados pelo cliente e todas as compras pela internet poderão ser feitas em um clique ou toque digital.

"A metade da população brasileira não é bancarizada, mas possui celular. Então, queremos entrar neste mercado, que é uma das coisas que vai causar muita revolução", analisa Ann.

De acordo com ela, mercado brasileiro possui um dos maiores índices de prontidão móvel, que é a propensão dos consumidores para realizarem compras pelo celular. No ranking mundial que avalia essa tendência, o País se coloca em 16ª posição. "Eu acho que isso vai pegar no Brasil", afirma. O presidente da Mastercard para a América Latina e Caribe, Gilberto Caldard, aponta que o Brasil possui 268 milhões de telefones celulares, com grande uso da internet por meio deles. "O negócio é juntar isso", defende. Conforme ele, o País ainda está começando nessa nova tecnologia, mas a expectativa é de que ela se popularize nos próximos anos.

Participação brasileira

Caldard informa que atualmente 19% das transações comerciais feitas no Brasil são realizadas por meio eletrônicos, sendo que o volume financeiro movimentado por estes meios chega a 28% do valor total das transações feitas.

São 670 milhões de cartões no País, entre crédito, débito e outros, mas, mesmo assim, cerca de 30 a 40 milhões de pessoas, da população adulta brasileira, ainda não têm acesso ao dinheiro de plástico.

"Queremos trabalhar nisso, nessa inclusão financeira. A utilização dos meios eletrônicos reduz tanto a circulação de dinheiro em espécie e como as fraudes, além do que as pessoas se sentem incluídas", defende Ann. Ela afirma que 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é gasto com transporte, movimentação e impressão de dinheiro vivo, um percentual semelhante ao de vários outros países. "Os governos precisam pensar na redução do dinheiro em espécie".

Bolsa Família é visto como nicho para a operadora
O Brasil é hoje o segundo maior mercado mundial para meios eletrônicos de compra, ficando atrás somente dos Estados Unidos. De olho nisso e querendo ampliar sua presença no País, a Mastercard avalia a possibilidade de sua atuação através do programa federal Bolsa Família.

A empresa já realiza parcerias com governos de diversos países e vê nesse programa grandes oportunidades de negócios.

"O Bolsa Família é um programa muito interessante e há sempre uma coisa a mais a fazer com tecnologia", declarou a presidente de mercados internacionais da Mastercard, Ann Cairns.

Ela apresentou experiências da empresa em parceria com diversos países, como na África do Sul, e com programas da Organização das Nações Unidas (ONU), que é o caso da World Food Programe, que era um programa que distribuía alimentos a refugiados da Síria e que, hoje, faz transferência de recursos financeiros por meio de cartão, via tecnologia da empresa. "Nossa missão é buscar soluções tecnológicas que substituam o dinheiro. Pode ser com cartão, através da telefonia móvel, vamos buscando soluções", afirma o presidente da Mastercard para a América Latina e Caribe, Gilberto Caldard.

Possibilidades

Como o Bolsa Família já utiliza cartão eletrônico, a empresa vê outras possibilidades para sua inclusão no programa e, entre elas, está a disponibilização de tecnologia de identificação biométrica, sistemas de biotecnologia e nisso se inclui a de pagamentos móveis, por meio de celulares. (SS)

Fonte: Diário do Nordeste. Acessado em 29/10/2013. Matéria do repórter SÉRGIO DE SOUSA.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Com recorde de inscritos, Enem terá `operação de guerra` amanhã

O MEC está preparando uma `operação de guerra` com Exército e Polícia Militar para aplicar a maior prova do Enem neste final de semana.
Ao todo, 7,8 milhões de alunos devem fazer a avaliação amanhã e no domingo --são 2 milhões de candidatos a mais do que em 2012.
De acordo com informações divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Educação e Pesquisa), do MEC, o exame vai envolver 648 mil pessoas, dentre coordenadores estaduais, municipais e de locais de aplicação, chefes de sala, fiscais e apoio.
É o maior número de pessoal de apoio já registrado.
Esses profissionais vão cuidar de 15,7 milhões de provas que foram embaladas em malotes com lacres eletrônicos. Isso permite que a abertura dos pacotes fique registrada.
O MEC está com cuidado redobrado após alguns episódios de vazamento do exame. O mais sério foi em 2009, quando algumas provas foram levadas por funcionários de uma gráfica de São Paulo, que tentaram vendê-la.
Outra preocupação é a correção da redação. No ano passado, um texto com boa nota trazia uma receita de miojo.
Neste ano, a pasta quase dobrou o número de corretores de redação: serão 9,5 mil.
`O Enem é uma das maiores provas de avaliação de educação do mundo`, explica Fernando Abrucio, professor e especialista em políticas públicas da FGV.
`É uma logística enorme aplicar uma prova dessa dimensão simultaneamente em todo o país --ainda mais em um país tão diverso`, diz.
De acordo com David de Lima Simões, coordenador geral de concepção e de análise pedagógica do Enem, a tendência é que o número de participantes do exame cresça a cada ano, conforme a prova vai ganhando importância no cenário educacional brasileiro.
Hoje, o Enem é usado na seleção de universidades e de programas federais como o Prouni (que dá bolsas em universidades particulares) e o Ciência Sem Fronteiras (que dá bolsas no exterior).
FIQUE ATENTO
Amanhã, os candidatos fazem, no total, 90 questões das áreas ciências humanas e ciências da natureza.
Os organizadores recomendam que os estudantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário de Brasília).

Fonte: Redação do Jornal Folha de São Paulo – 25/10/2013.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Reta final para a realização do ENEM 2013


O Enem está chegando... Faltam poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, que acontece em 26 e 27 de outubro às 12h (horário local).
O que fazer nesse último mês? A Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) e o Portal Rumo à Universidade listaram algumas dicas que os candidatos devem prestar atenção nessa reta final.

Fique atento!
O segredo de uma boa redação está na compreensão do enunciado, na identificação do tema, na escolha do gênero textual e na construção de um texto objetivo, respeitando as normas de ortografia e concordância.

Importante!
Otimize o seu tempo, comece a prova resolvendo as questões mais fáceis.
Bom rendimento!

Fique ligado!
O exame está chegando, mantenha a sua rotina de estudos, aproveite os dias que faltam para treinar a sua escrita. Leia e assista a jornais, distribua seu tempo de estudo com todas as disciplinas e resolva questões anteriores do ENEM.

O ENEM pode ser o exame de certificação do ensino médio. Basta ser maior de 18 anos, atingir no mínimo 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.

Você sabia!?
O ENEM é o seu passaporte para o ensino superior. O SISU e o ProUni são os processos que utilizam o ENEM para o ingresso numa Universidade Pública ou Particular.

Fique Atento!
Ao receber o Cartão de Confirmação da Inscrição, confira seus dados: nº de inscrição, data, local, horário e língua estrangeira.
Caso não tenha recebido a confirmação em casa, acesse o site: www.enem.inep.gov.br

Redação Enem!
Cuidado na hora de redigir sua redação. Plágios ou palavrões, o resultado é zero.
Redação Enem!
Leia, leia, leia!
Jornais, livros, revistas, principalmente conteúdos da atualidade.

Dica Enem!
Conhecer o local da prova com antecedência é legal para evitar atrasos desnecessários
Para mais informações sobre o ENEM 2013 clique aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Aula de Sociologia para os alunos do Curso Técnico em Agronegócio - 1º ano

Prezados e prezadas.

Estou aplicando prova de segunda chamada para os alunos do primeiro ano que faltaram no último sábado, nesse contexto, os monitores Gabriel e Leandro, conduzirão vocês ao estudo do capitulo 8 cujo tema é: A SOCIEDADE CAPITALISTA E AS CLASSES SOCIAIS. 

Para realizar esse estudo vocês já deverão estar em grupo para o estudo do slide online, após a leitura do slide os monitores pretendem provocar o debate na turma, a atividade da aula será sua exposição oral mediante o conteúdo que necessita ser estudado.

Para ter acesso ao slide clique aqui.

Att: Luziano B Pereira
Professor. 

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas